Susep diz que há recursos em caixa suficientes para operação
O DPVAT não será cobrado em 2021. Mas você sabe porque não vai precisar pagar pelo seguro obrigatório neste ano?
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro obrigatório não será cobrado porque o DPVAT possui recursos em caixa suficientes para operar no próximo ano.
Em 2020, o DPVAT sofreu redução de 68% para carros, e foi para R$ 5,23. No caso das motos a queda foi ainda maior: 86%, chegando a R$ 12,30.
Importante ressaltar, porém, que o seguro não deixa de existir. Assim, quem não pagou os valores referentes a 2020 deve quitar sua dívida para que não tenha redução ou até corte de seus benefícios.
A Seguradora Líder, responsável por cuidar do tributo, declarou que menos de 25% das pessoas solicitaram o reembolso do pagamento referente a 2020. Uma disputa judicial com o STF fez com que muitos contribuintes se confundissem e pagassem um valor maior do que o necessário.
O que é o DPVAT?
O seguro para Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, ou simplesmente DPVAT, é pago por donos de veículos automotores.
Ele ajuda a cobrir despesas com vítimas de acidente de trânsito. Motoristas, pedestres e passageiros podem solicitar a indenização do seguro.