Evento chamado Motor Bella vai acontecer a 50 km da Motor City, em complexo que tem pistas e garagens.
Temos o primeiro cancelamento de salão automotivo de 2021. O Naias, mais conhecido como Salão de Detroit, não irá acontecer esse ano. Pelo menos não no formato tradicional.
Em vez de ter estandes no Cobo Center, o novo evento será ao ar livre. Nem o nome foi mantido. Sai Naias, entra Motor Bella, uma espécie de festival de Goodwood para carros novos na América do Norte.
VEJA MAIS
O calendário pouco muda, e a ação será realizada entre os dias 21 e 26 de setembro, incluindo um dia exclusivo para a imprensa. Ainda assim, é uma estrutura bem mais enxuta do que o antigo Naias, que costumava durar pelo menos duas semanas.
Já o local será um tanto diferente. Em vez de acontecer no principal centro de exposições de Detroit, o Motor Bella terá como palco um complexo voltado para os fãs de automóveis chamado M1 Concourse, localizado em Pontiac, a 50 km da Motor City.
Além de oferecer garagens, o local tem uma pista de asfalto de quase 2,5 km e trajetos para veículos off-road.
Os organizadores apostam que ter a opção de colocar os carros para acelerar pode ser um atrativo maior do que ver os veículos parados (e muitas vezes trancados).
Reflexos do coronavírus
Outra preocupação com locais fechados é, obviamente, a pandemia do coronavírus.
“A pandemia causou mudanças em nossa sociedade e no mundo de maneiras nunca antes imaginadas, e todos nós deveríamos procurar maneiras novas e altamente criativas de fazer negócios”, disse o diretor executivo Rod Alberts, diretor do Naias.
A organização ainda não confirmou a participação de nenhuma fabricante. No comunicado, porém, a única imagem divulgada trazia bandeiras de países como Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Itália, Alemanha, Coreia do Sul e China.
É um aceno claro às fabricantes desses países, que totalizam praticamente todas as gigantes da indústria.
A estrutura mais enxuta, inclusive, pode atrair as empresas, que vêm apertado os cintos nos investimentos em salões desde antes da pandemia.
O próprio Salão de Detroit tinha grandes dúvidas para 2021. Isso porque desde 2018, o evento vinha sofrendo com a concorrência inusitada da CES, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece tradicionalmente na primeira semana de janeiro.