Carro presidencial é feito sobre chassi de caminhão
O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assumiu oficialmente o cargo no último dia 20.
Fora a cerimônia atípica realizada na posse, que não contou com a presença do ex-mandatário Donald Trump, o que também chamou atenção dos presentes foi o carro presidencial de Joe Biden.
VEJA MAIS
Apelidado de “The Beast” (algo como “A Fera”, em livre tradução), o Cadillac One é feito sobre um chassi de caminhão GMC Topkick.
A escolha se deu porque uma base de um veículo convencional não resistiria aos reforços oriundos da blindagem pesada aplicada no carro.
Aguenta granada e míssil
Poucos detalhes são conhecidos sobre o veículo, até por questões de segurança. No entanto, a imprensa americana já desvendou alguns segredos interessantes.
A proteção balística é feita de aço, alumínio e titânio. As chapas têm 20 centímetros de espessura na carroceria e 12,7 cm nos vidros. Isso significa que o veículo pode aguentar ataques de granadas e até pequenos mísseis.
Os pneus são feitos com um composto especial que mistura borracha e kevlar. Podem rodar totalmente vazios, sendo que o The One circula até sem os pneus, uma vez que as bordas das rodas são especialmente preparadas para isso.
Sangue bom
Além de blindado, o tanque de combustível recebe uma camada de espuma especial que impede incêndios. Já a cabine é totalmente selada para proteger o mandatário de ataques químicos.
A lista de equipamentos do “The Beast” é impressionante. Há lançadores de gás lacrimogênio, câmeras de visão noturna, tanques de oxigênio e, pasme, até uma bolsa de sangue do mesmo tipo sanguíneo do presidente.
E não é só isso. O carro que agora vai servir Joe Biden também vem com extintores de incêndio dentro da cabine e uma arma calibre 12 para uso emergencial. Biden contará ainda com acesso à internet de qualquer lugar do mundo, telefone por satélite e até uma linha direta para entrar em contato com o Pentágono.
A gigantesca limousine tem espaço para sete passageiros, incluindo o motorista. Porém, normalmente carrega apenas três pessoas: o condutor, um agente de segurança e o próprio presidente.
V-oitão!
Pesando incríveis oito toneladas, o Cadillac é movido por um motor 6.5 V8 diesel. Apesar disso, o desempenho não impressiona: são 15 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima não passa de 96 km/h.
Engana-se quem pensa que existe apenas um veículo. São 12 exemplares idênticos, sendo que dois deles costumam acompanhar o presidente em suas viagens.
Um dos carros, inclusive, serve apenas como “isca” para possíveis atentados. Além das duas limousines (que viajam em um avião C-17 Globemaster exclusivo), a comitiva presidencial também utiliza um Chevrolet Suburban igualmente blindado para prestar assistência à equipe de segurança.
O Serviço Secreto dos Estados Unidos guarda os demais veículos em uma base secreta, e realiza um revezamento entre eles. Dependendo da “missão”, até 45 veículos podem compor a comitiva presidencial.