Carro deve estrear no fim do 1º trimestre deste ano
O segmento de SUVs médios será a bola da vez em 2021. Nada menos do que três grandes novidades serão lançadas até o fim do primeiro semestre.
Uma das mais importantes é o Toyota Corolla Cross. Projetado na Ásia, o modelo receberá diversas modificações para atender ao gosto dos clientes sul-americanos. O SUV será fabricado no Brasil e a produção abastecerá outros mercados do continente, como a Argentina.
Diante de tanta expectativa, o Primeira Marcha antecipa tudo que já sabe sobre o carro que será o maior lançamento da Toyota neste ano.
Produção no interior de SP
O Corolla Cross será produzido na fábrica de Sorocaba (SP). Atualmente, lá são fabricados os modelos Etios e Yaris.
A Toyota investiu R$ 1 bilhão na modernização da planta, que já é capaz de fazer carros sobre a plataforma TNGA-C, a mesma empregada no Corolla – que sai da fábrica de Indaiatuba.
Carona na fama
O nome “Corolla Cross” pode causar estranheza, mas é fácil entender a escolha. A marca decidiu pegar carona no prestígio do Corolla, referência em sedã médio no mercado brasileiro há anos.
Mesmos motores
O parentesco com o Corolla sedã não estará apenas no nome. O SUV aproveitará as mesmas motorizações do ‘primo’ famoso.
Assim, o Corolla Cross terá o motor 2.0 flex de até 177 cv nas versões mais baratas. As configurações mais caras serão movidas pelo moderno conjunto híbrido flex, formado pelo motor 1.8 a gasolina e um motor elétrico. Neste caso, a potência combinada é de 122 cv.
‘Nosso’ SUV será diferente
Haverá algumas diferenças importantes no projeto do Corolla Cross nacional, segundo informações do site “Motor1”.
Por aproveitar a base do Corolla sedã, a distância entre eixos será de 2,70 m, ou 6 cm a mais do que o carro feito na Ásia. Com isso, os passageiros terão maior espaço interno.
A mudança também implica em maior comprimento, passando dos atuais 4,46 m para aproximadamente 4,52 m.
Bem recheado
O Corolla Cross nacional deve repetir o padrão de equipamentos do modelo asiático.
Assim, não será surpresa se a versão mais cara do SUV vier com itens como 7 airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, porta-malas com abertura elétrica, ACC, bancos de couro, e do motorista com regulagens elétricas, teto solar, faróis de LED e rodas de 18 polegadas.
O pacote de segurança deve incluir alertas de ponto cego, tráfego cruzado, colisão e permanência em faixa.
Aposta alta
Com o Corolla Cross, a Toyota projeta obter um crescimento de 25% no mercado brasileiro.
“Estamos prestes a finalizar o último ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba para a chegada de um novo modelo. Um produto desenvolvido para os consumidores brasileiros e latino-americanos, um projeto pensado, desde a concepção, nas necessidades e desejos desses consumidores. Com isso, mantemos o nosso compromisso de entregar melhores e mais modernas soluções de mobilidade, com tecnologia e sustentabilidade”, afirmou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.