A Scania anunciou nesta sexta-feira (5) o lançamento de um modelo de ônibus rodoviário movido a gás natural veicular. Atualmente, a tecnologia está na fase final de homologação.
A primeira unidade vai começar até o final de abril, transportando funcionários de uma usina da gigante do setor de aços Gerdau no interior do Rio Grande do Sul. A compra foi feita pela empresa de fretamento Turis Silva.
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“Nossos clientes vêm com bons olhos o uso de motores a gás em vez de motores a diesel”, disse Roberto Barral, vice-presidente de operações da Scania.
O ônibus a gás utiliza chassi e motor produzidos pela Scania e carroceria feita pela Marcopolo. O motor funciona no ciclo Otto (o mesmo de automóveis de passeio) e entrega 320 cv. A capacidade é de até 44 passageiros.
Autonomia de 300 km
Para armazenar o gás, a Scania instalou oito cilindros ao longo das laterais da carroceria. Com eles abastecidos, o ônibus pode rodar até 300 km. Nas operações de transporte de funcionários da Gerdau, a expectativa é que ele rode cerca de 190 km todos os dias.
Os cilindros podem ser abastecidos com GNV, biometano ou qualquer mistura dos dois.
Segundo a Scania, mesmo em caso de acidentes, não há risco de explosão. A empresa afirma que, quando uma colisão acontece, os gases são dispersados e dissolvidos no ambiente.
Ainda que só tenha esse exemplar vendido, por enquanto, a Scania espera conquistar outros clientes ainda em 2020.
Os preços não foram divulgados. A fabricante disse que o valor de compra é de 25% a 30% mais alto na comparação com um similar a diesel.
No entanto, veículos movidos a gás podem emitir até 15% menos poluentes do que modelos a diesel.
Caminhão a gás já está à venda
O ônibus é o segundo veículo da fabricante sueca a receber a tecnologia do gás. Em 2019, a Scania apresentou na Fenatran, a maior feira de transportes do Brasil, seu caminhão preparado para o combustível.
No ano passado, ela vendeu 70 exemplares, para clientes de setores como mineração, transporte de alimentos e coleta de lixo.
Ainda que a quantidade seja pequena, principalmente diante dos 8.712 caminhões vendidos pela Scania em 2020, a fabricante espera expandir os negócios em 2021.
Segundo Silvio Munhoz, diretor de vendas da empresa, o objetivo é emplacar 200 caminhões a gás até o fim do ano, A Scania não falou sobre expectativas para o segmento de ônibus.
O desenvolvimento para a produção e venda dos ônibus a gás vão consumir parte dos investimentos de R$ 1,4 bilhão na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), em um ciclo que vai até 2024.