Avaliação: Chevrolet Onix Plus acerta na receita para um bom sedã pequeno

Lista de equipamentos e bom espaço interno são maiores qualidades do modelo.
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Falta de sal ou excesso de pimenta podem estragar até a mais simples das receitas. Com os carros, acontece a mesma coisa. Dificilmente um carro que tem virtudes ou defeitos muito acentuados consegue alcançar boas vendas.

Toyota Corolla e Chevrolet Onix são bons exemplos disso. Equilibrados, conseguem resultados expressivos.

Versão sedã do Onix, o Prisma sempre teve boas vendas entre seus pares, sedãs compactos. Mas nunca conseguiu alçar voos mais altos nos rankings gerais.

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Após a troca de geração e de nome, ocorrida no final de 2019, o agora Onix Plus viu sua sorte virar. Em 2020 foi o terceiro carro mais vendido do país, perdendo apenas para o campeão isolado, Onix hatch e para o Hyundai HB20.

Nós avaliamos a versão topo de linha do sedã, chamada Premier 2, que custa R$ 89.830. Nos parágrafos abaixo, explicamos como a Chevrolet acertou a mão no sal e na pimenta com o modelo.

Chevrolet Onix Plus está entre os sedãs mais espaçosos
Chevrolet Onix Plus 2021

Finalmente um 3 cilindros

Depois de anos de resistência, a Chevrolet finalmente lançou uma família de motores 3 cilindros. Eles são bem mais modernos e econômicos do que os antigos 1.0 e 1.4 de 4 cilindros.

Para o Onix Plus, há duas opções: uma aspirada, de 82 cv e 10,6 kgfm e outra turbinada, com 116 cv e 16,8 kgfm, essa última avaliada por nós.

Motor 1.0 do Onix Plus
Motor 1.0 de 3 cilindros não tem injeção direta – nem uma capa protetora

A primeira só sai de fábrica com câmbio manual de 6 marchas, enquanto a mais potente também pode receber a transmissão automática de 6 marchas.

Na comparação com os outros rivais equipados com motor turbo, o Onix Plus é o menos potente. O 1.0 do Hyundai HB20S entrega 120 cv, enquanto o Volkswagen Virtus tem 128 cv. Dos três, o propulsor da Chevrolet é o único que não tem injeção direta de combustível.

Em potência, ele também é superado pelo 1.8 aspirado de 139 cv do Fiat Cronos. Nos números, o único dos principais concorrentes que fica aquém do Onix Plus é o Toyota Yaris, empurrado por um 1.5 aspirado de 110 cv.

Mas, como diz o ditado, na prática, a teoria é outra. Junto com o HB20S, o Onix Plus é o mais ágil desse grupo, graças ao bom entrosamento entre motor e câmbio.

Assim, números de consumo de combustível também são positivos. Segundo números do Inmetro, o sedã da Chevrolet faz 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Quando a gasolina é o combustível, o consumo é de 12 km/l e 15 km/l, respectivamente.

Consumo do motor 1.0 turbo é bastante satisfatório

Grande o suficiente

O espaço é a principal qualidade que um sedã pode ter. Nesse quesito, o Onix Plus não faz feio. Com 4,47 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, o Chevrolet fica entre os mais espaçosos de seu segmento.

Considerando os 5 sedãs pequenos mais vendidos, o Onix Plus só perde em dimensões para o Chevrolet Virtus, e supera, com alguma folga, seus outros concorrentes diretos. Veja na tabela abaixo:

modelocomprimentoentre-eixosporta-malas
Chevrolet Onix Plus4,47m2,60m476 l
Volkswagen Virtus4,48m2,65m521 l
Hyundai HB20S4,26m2,53m475 l
Fiat Cronos4,36m2,52m525 l
Toyota Yaris Sedan4,42m2,55m473 l
Honda Civic (2016)4,54m2,68m449 l

Para dar uma dimensão de como os sedãs pequenos estão deixando de ser pequenos, o Onix Plus perde por apenas 7 cm em comprimento e 8 cm no entre-eixos para a geração anterior do Honda Civic, considerado um modelo médio.

Esse crescimento do Onix Plus em relação ao antigo Prisma também permitiu à Chevrolet matar outro sedã, o Cobalt.

Com entre-eixos de 2,60, Onix Plus tem bom espaço no banco traseiro

E a Chevrolet ainda conseguiu fazer isso criando um carro bonito. O Onix Plus tem dimensões equilibradas e que conversam entre si, o que nem sempre é visto em sedãs.

Ele não vai se tornar um ícone de design como o Vectra do final dos anos 1990, mas é um colírio para os olhos perto do Cobalt.

Mais conectado

Conexão sem fio é novidade no Onix Plus 2021

Na linha 2021, a única intervenção no design ainda “fresco” é a inclusão das lanternas de LED na versão Premier.

As outras novidades ficaram no interior do veículo e serão muito apreciadas por quem gosta e/ou precisa estar conectado o tempo todo.

Aliás, a conectividade é um dos maiores pontos fortes do Onix Plus, e que ajudam a explicar o sucesso do modelo.

Lanterna com luzes de LED estreiam na linha 2021

Desde o lançamento da central multimídia MyLink com o Onix, em 2012, a Chevrolet tem popularizado tecnologias de conectividade. Na nova geração, hatch e sedã passaram a oferecer internet a bordo.

Para conectar até 7 dispositivos ao mesmo tempo, é preciso contratar um plano de dados, que utiliza um chip dedicado da Claro. Segundo a Chevrolet, o sinal é até 12 vezes mais forte do que o de um celular.

Os preços vão de R$ 29,90 a R$ 84,90 por mês.

Carregamento de celular por indução se torna realmente útil com espelhamento sem fio

Outra funcionalidade interessante é o carregamento de celular por indução. Só que ele se tornava um tanto quanto inútil porque o espelhamento por Android Auto ou Apple CarPlay exigia a conexão por cabo, que também acabava fazendo a função de carregamento.

Eu falo desse problema como algo do passado, porque a linha 2021 tem como principal novidade o espelhamento sem fio. Agora, é possível se conectar à central multimídia MyLink e usar o carregador por indução ao mesmo tempo.

As imagens são projetadas na tela de 8 polegadas, 1 polegada maior do que na linha 2020 e uma das mais amplas do segmento.

Mais completo e mais barato

Ampla também é a lista de equipamentos da versão topo de linha. Além dos itens já citados, o Onix Plus Premier 2 oferece faróis com acendimento automático, acesso por chave presencial, partida por botão, ar-condicionado digital, 6 airbags, rodas de 16 polegadas, bancos com estofamento parcialmente em couro, alertas de ponto cego e de colisão frontal, câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro e sistema de estacionamento autônomo.

Sem opcionais, o Onix Plus Premier 2 é vendido por R$ 89.830 (preço de fevereiro de 2021).

Cabine é completa, mas acabamento abusa de plásticos duros

O que não é tão legal

Os acertos de direção e suspensão do Onix Plus são voltados obviamente para o conforto, como em todos os sedãs. Porém, para quem gosta de dirigir, há opções mais interessantes no mercado.

A nossa percepção é que falta um ajuste fino no tempo de resposta do acelerador e na relação da direção.

Nesses aspectos, o Volkswagen Virtus e o novo Nissan Versa se mostram mais bem acertados. O mesmo vale para a suspensão, mais rígida nesses dois sedãs do que no Onix Plus.

Por fim, se você é daquelas poucas pessoas que gostam de trocar de marcha manualmente, mesmo em carros automáticos, o Onix Plus não é para você.

O sedã só oferece trocas sequenciais por meio de uma tecla na alavanca. E, ainda assim, apenas na posição L do câmbio.

O acabamento, apesar de misturar plásticos de diferentes cores, poderia ser melhor. Ele ainda fica acima do Volkswagen Virtus, por exemplo. Porém, nesse aspecto, o novo Nissan Versa, o Hyundai HB20S e o Fiat Cronos se saem melhor.

Conclusão

O Onix Plus segue a receita de um carro campeão em vendas. Oferece o mesmo (ou até mais) do que os concorrentes, mas não é mais caro.

Além disso, seus defeitos não são maiores do que suas qualidades.

Assim, fica fácil entender as razões para o Onix Plus ter sido o terceiro carro mais vendido do Brasil em 2020.

Ficha técnica – Chevrolet Onix Plus Premier 2

Preço: R$ 89.830 (fev/2021)

Motor: 1.0, 12V, 3 cilindros em linha, turbo, flex

Potência: 116 cv a 5.500 rpm (etanol)

Torque: 16,8 kgfm a 2.000 rpm (etanol)

Câmbio: automático, 6 marchas

0 a 100 km/h: 10,4 s

Velocidade máxima: n/f

Consumo (etanol – gasolina): 8,6 km/l (urb.) / 10,9 km/l (rod.) – 12 km/l (urb.) / 15 km/l (rod.)

Dimensões: 4,47 m (comprimento) / 1,47 m (altura) / 1,73 m (largura) / 2,60 m (distância entre eixos)

Porta-malas: 476 l

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