A Nissan acaba de revelar o Kicks 2022. O modelo passou pela primeira reestilização e oferece mais itens de série em todas as versões.
O carro já está em pré-venda na loja virtual da Nissan. Todas as versões (Sense, Advance e Exclusive) estarão disponíveis e os preços não aumentaram em relação ao modelo anterior.
Quem adquiri-lo nesta fase de pré-venda terá garantia extra, Sem Parar com 12 meses de mensalidade gratuita, pacote família do aplicativo Deezer por um ano, financiamento online com 1ª parcela para 120 dias e 20% de desconto no seguro das empresas Porto Seguro ou Azul.
O lançamento oficial está agendado para março.
Veja versões, itens de série e preços do Kicks 2022:
Nissan Kicks Sense: R$ 90.390
Itens de série: 6 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ganchos de fixação de cadeirinhas Isofix.acendimento faróis, antena barabtana, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade.
Nissan Kicks Sense CVT: R$ 98.390
Itens de série: mesmos itens da versão Sense MT mais câmera de ré, luzes de condução diurna e piloto automático.
Nissan Kicks Advance: R$ 106.390
Itens de série: mesmos equipamentos da versão Sense mais luzes diurnas em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, painel com tela de TFT, ar-condicionado digital, central multimídia com tela de 8″, painel multifuncional, destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.
Nissan Kicks Exclusive: R$ 116.390
Itens de série: mesmos equipamentos da versão Advance mais controle dinâmico de chassi, faróis full LED e câmera com visão em 360 graus.
Pack Tech (R$ 3.500): acendimento inteligente dos faróis, sistema de som com oito alto-falantes (sendo dois deles no encosto de cabeça do motorista) e tecnologia Bose Personal Space, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Vai ter versão PCD?
Sim. Segundo a Nissan, o Kicks Sense será lançado com preço acima dos R$ 70 mil, mas com os descontos de IPI.
Cara nova, motor antigo
Lançado em 2016, o SUV compacto teve atualizações no design. A frente ganhou faróis mais afilados e a grade dianteira está maior e mais larga.
Atrás, as mudanças foram mais discretas: uma régua refletiva interliga as lanternas e o para-choque ganhou detalhes pintados na cor do carro.
Pouca coisa mudou na cabine. O carro oferece novas opções de revestimento e uma central multimídia com tela maior.
O sistema de som Bose vem com oito alto-falantes e é capaz de criar um efeito de som 3D em volta do motorista. Os ótimos bancos com tecnologia “Zero Gravity”, bastante anatômicos e confortáveis, permanecem.
Não houve nenhuma alteração no motor. Trata-se do mesmo 1.6 16V de antes, que rende 114 cv e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm com etanol ou gasolina.
O Kicks 2022 será vendido com câmbio manual de cinco marchas ou CVT apenas na versão Sense. As configurações Advance e Exclusive terão apenas a transmissão continuamente variável.
Mais seguro
O Kicks 2022 ganhou em segurança com a adoção de mais tecnologias.
Na versão Exclusive, o carro pode vir com sensor de pontos cegos, assistente de permanência em faixa (com sinal sonoro e vibração no volante), alerta de tráfego cruzado traseiro (item exclusivo na categoria), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sistema de detecção de pedestres, entre outros itens.
Fora isso, todas as configurações vêm com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Impressões ao Dirigir
Existe um lado positivo na falta de mudanças mecânicas no Kicks. Sua dirigibilidade, uma das melhores características do projeto, continua irrepreensível.
A direção leve em manobras e firme o suficiente em velocidades mais altas transmite segurança ao motorista.
A suspensão de calibragem firme sofre um pouco em buracos e lombadas mais altas, mas compensa com estabilidade muito boa em curvas. A carroceria inclina muito pouco, algo raro em um SUV.
O desempenho do motor 1.6 flex é suficiente na maioria das situações. Entretanto, aconselha-se um pouco de prudência ao realizar manobras arriscadas, como ultrapassagens, com o veículo carregado.
Evidentemente a transmissão do tipo CVT não vai agradar quem gosta de acelerar. E nem é essa a intenção. O nível de ruído, porém, não é tão alto como em outros carros com este tipo de câmbio.
O isolamento acústico melhorou sensivelmente pela adoção de um novo para-brisa com tratamento especial.
Os números de consumo são bons. O carro faz 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, subindo para 9,4 km/l e 13,7 km/l se o combustível for gasolina. Mesmo assim, o tanque poderia ser um pouco maior: cabem apenas 41 litros.
O porta-malas de 432 litros surpreende pelo porte mais compacto do Kicks. Só que o espaço interno é apenas mediano, inclusive no banco de trás.
No geral, o Nissan Kicks 2022 é uma das opções mais equilibradas e honestas disponíveis no mercado.