R$ 110.000 já foi o “número mágico” dos SUVs compactos. Há pouco mais de um ano, esse era o valor necessário para comprar versões topo de linha de líderes de vendas, como Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross. O próprio Chevrolet Tracker, lançado há um ano, saía por R$ 112.000 na configuração mais completa.
Pois a realidade de 2021 é bem diferente. Hoje, com R$ 110.000, só é possível colocar na garagem versões intermediárias dos “figurões” do segmento. Tentando competir por fora, a Jac Motors oferece o recém-renovado T50 Plus em sua configuração mais completa por essa quantia.
Ok, o preço oficial do Jac T50 Plus 2021 é R$ 110.990, mas duvido que algum vendedor deixe de fechar negócio após um pedido de desconto de R$ 990.
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Completão
Por esse valor, o T50 Plus entrega um pacote correto de equipamentos, reforçado na linha 2021. Há teto solar, bancos de couro, acesso por chave presencial, partida por botão, ar-condicionado digital, 6 airbags, acendimento automático dos faróis, retrovisor eletrocrômico, controle de velocidade de cruzeiro, câmeras 360 graus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e uma nova central multimídia.
Esse último item é um dos destaques do modelo. A Jac finalmente colocou em seus veículos um aparelho com suporte aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
E se tornou vanguarda ao entregar o layout mais recente do sistema do Google, bem mais organizado e fácil de operar. De quebra, ainda tem uma tela de 10,25 polegadas, bem maior do que a média dos rivais, de 8 polegadas.
Só que a unidade avaliada trazia algum tipo de defeito, em que o sistema “resetava” os padrões de fábrica cada vez que o veículo era desligado. Assim, para conseguir a conexão, era necessário atualizar data e hora a cada nova partida.
Design renovado
Junto com o reforço no pacote de equipamentos, a Jac fez uma plástica no visual do T50 Plus 2021. É a segunda na história do modelo, lançado no Brasil em 2016, ainda como T5. É também a mais profunda – e controversa.
Na nova identidade visual da empresa (vista também no futurista, mas harmônico, T60 Plus), o conjunto ótico dianteiro foi dividido em duas peças, ao estilo Fiat Toro.
Na parte superior, fica a luz de rodagem diurna, iluminada por LEDs. Abaixo, todo o restante do conjunto, composto por lâmpadas halógenas.
Entre os faróis, uma nova grade, composta por um logotipo avantajado da Jac e barras cromadas e em preto brilhante.
Apesar da grande renovação frontal, lateral e traseira seguem praticamente iguais. Visto de lado, o T50 Plus parece desproporcional. Suas rodas de 16 polegadas parecem pequenas, diante das caixas de roda e da robusta carroceria.
Já a traseira ganhou um para-choque traseiro redesenhado, que agora acomoda parte das luzes.
Na cabine, a única mudança é a nova central multimídia. Fora isso, tudo segue como antes, o que é positivo, já que o acabamento interno fica acima da média, com materiais de boa qualidade.
Desempenho
O conjunto mecânico é mais um aspecto que não passou por mudanças. Ele é composto pelo motor 1.6 de 138 cv e 17,1 kgfm, combinado ao câmbio automático do tipo CVT, que simula 6 marchas.
Aqui, a expectativa de um bom desempenho do motor 1.6 aspirado mais potente do Brasil se transforma em frustação ao observar, logo de cara, que o T50 Plus leva longos 11,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Esse tempo é só um pouco mais rápido do que o de rivais como Hyundai Creta 1.6 e Jeep Renegade 1.8.
Ao menos o Jac é mais econômico do que esses rivais. Bebendo apenas gasolina, segundo o Inmetro, ele faz 11,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.
A pequena diferença entre os ciclos é um indicativo da vocação urbana do T50 Plus. Nessas condições, o Jac se comporta bem, principalmente se o motorista não tiver o pé muito pesado.
Já ao entrar em rodovias, o câmbio se esforça em manter a mesma marcha para conseguir um desempenho melhor, mas tudo que recebe em troca do motor é um aumento nas rotações, traduzido em ruído para a cabine.
Tudo isso só reforça o perfil mais “sossegado” do Jac T50 Plus 2021. O acerto de suspensão, mais macio vai pelo mesmo caminho, bem como a direção com bastante assistência em manobras, mesmo em velocidades mais altas.
Vale a pena?
A resposta é DEPENDE. Entregar mais equipamentos por um preço menor é um atrativo que a Jac lança mão há 10 anos, desde que chegou ao Brasil. Nos últimos anos, o câmbio desfavorável para importações e os rivais mais equipados minaram essa estratégia.
Além disso, a Jac sofreu um encolhimento considerável de sua rede de concessionárias – passando dos 50 pontos em 2011 para apenas 15 lojas em 2021.
Assim, o T50 Plus é uma boa indicação para quem mora perto de uma loja e/ou oficina e deseja um modelo mais exclusivo do que T-Cross, Renegade ou Tracker, por exemplo. Ah, o dono também não pode ter pressa.
Ficha técnica – Jac T50 Plus Pack 3
Preço: R$ 110.990 (mar/2021)
Motor: 1.6, 16V, 4 cilindros em linha, gasolina
Potência: 138 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: CVT, 6 marchas simuladas
0 a 100 km/h: 11,3 segundos
Velocidade máxima: 198 km/h
Consumo (gasolina): 11,3 km/l (urb.) / 11,5 km/l (rod.)
Dimensões: 4,34 m (comprimento) / 1,64 m (altura) / 1,76 m (largura) / 2,56 m (distância entre eixos)
Porta-malas: 600 l