Novos Sandero Stepway e Logan europeus vão mal em teste de colisão do Euro NCAP

Dupla levou apenas duas estrelas; chegada ao Brasil ainda é incerta
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Sandero foi mal em teste de colisão na Europa
O Sandero ficou assim depois do teste de colisão frontal

Os novos Sandero Stepway e Logan, vendidos na Europa pela marca Dacia (subsidiária romena da Renault) melhoraram muito em design. Porém, no quesito segurança, a dupla não se saiu tão bem. Pelo menos é o que mostra a mais recente rodada de avaliações do Euro NCAP, entidade independente que realiza testes de colisão em diversos veículos.

Logan e Sandero tiraram apenas duas estrelas de cinco possíveis nos testes realizados recentemente, anunciou o Euro NCAP nesta quarta-feira (14).

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Sandero foi mal em teste de colisão na Europa
Sandero e Logan tiveram a mesma nota no Euro NCAP

Eles tiveram proteção para ocupantes adultos de 70%, para crianças de 74% e 41% para pedestres “vulneráveis”.

Na mesma rodada de testes, o novo SUV elétrico da Volkswagen, ID4, tirou nota máxima.

É preciso ressaltar que os padrões do Euro NCAP são bem mais rígidos do que os da versão latino-americana, Latin NCAP.

Prova disso é que Logan e Sandero, mesmo em suas versões mais básicas, saem de fábrica na Europa com frenagem automática de emergência, controles de tração e estabilidade e airbags laterais.

O que disse o Euro NCAP

Sandero foi mal em teste de colisão na Europa. Euro NCAP disse que alguns setores de proteção não foram adequados
Estrutura se manteve íntegra

O Euro NCAP explicou que utilizou a mesma nota para os dois modelos porque eles são “estruturalmente idênticos” apesar da diferença na linha de teto diferente na parte traseira. Assim, a entidade afirmou que realizou testes adicionais no sedã, e concluiu que a nota poderia ser aplicada aos dois veículos.

No relatório oficial, o Euro NCAP ressaltou que o compartimento permaneceu “estável” no teste de colisão frontal, e que a proteção joelho e fêmur de motorista e passageiro foi considerada “adequada”.

Porém, o órgão diz que parte da estrutur do painel apresentaram “risco de ferimentos para ocupantes de diferentes tamanhos e para aqueles sentados em diferentes posições”. Assim, a proteção para essa parte do corpo foi classificada como “marginal”. A mesma classificação foi dada para a região torácica para os ocupantes dos bancos dianteiros.

Chegada ao Brasil ainda é incerta

As novas gerações de Logan e Sandero ainda são dúvida para o Brasil. Isso porque a Renault anunciou um plano global para reposicionar a marca investindo em produtos de segmentos mais caros e rentáveis.

Pouco depois, a empresa anunciou um investimento de mais de R$ 1 bilhão no país para lançar 5 novos produtos, além do motor 1.3 turbo até a metade do ano que vem. Porém, aparentemente, a renovação da dupla não está nessa conta.

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