Parte do mistério acabou. A Fiat usou o último dia do BBB 21 para apresentar seu principal lançamento de 2021: o SUV compacto baseado no Argo. E estamos chamando o modelo assim porque ele ainda não teve seu nome definido. Até agora, ele vem sendo chamado de Progetto 363, um código interno referente ao veículo.
VEJA MAIS
- Versão cupê do 363 aparece em testes
- Inscreva-se no canal do Primeira Marcha no YouTube
- LISTA: 80 carros que serão lançados esse ano
Nesta matéria, separamos tudo o que já sabemos (e algumas coisas que ainda não foram confirmadas, mas devem se concretizar) sobre o novo carro da Fiat.
Como vai se chamar?
Ao melhor estilo “paredão” do Big Brother, a Fiat jogou para o público a tarefa de escolher o nome do SUV compacto, que também foi um dos prêmios para a Juliette, vencedora da edição de número 21 do reality.
Para definir o nome, a Fiat abriu um site para a votação entre 3 opções pré-definidas pela empresa. São elas: Domo, Pulse e Tuo.
Vai usar qual motor?
Serão duas opções. As configurações mais baratas devem usar o já conhecido 1.3 de 4 cilindros aspirado da família Firefly. Em outros modelos, ele entrega 109 cv e 14,2 kgfm. Esse motor será combinado com a transmissão manual de 5 marchas.
Mas a grande aposta da Fiat será o novo motor 1.0 de 3 cilindros turbo. O Progetto 363 será o primeiro veículo da Stellantis a utilizar o novo propulsor, cujas informações de potência e torque ainda não foram reveladas.
Porém, nós apostamos que ele pode alcançar os 130 cv, quando abastecido com etanol. Se isso se confirmar, ele será o 1.0 turbo mais potente do país.
Além do motor inédito, o modelo também vai estrear uma nova transmissão automática do tipo CVT.
É um ‘Argão’?
O 363 nasceu “da costela” do Argo, assim como a Volkswagen aproveitou o Polo para criar o Nivus e a Honda fez o WR-V a partir do Fit. A estratégia é bem conhecida: usar a base de um hatch compacto para fazer um aspirante a SUV.
No caso do 363, portas, teto e para-brisa serão compartilhados com o Argo. Por outro lado, diversos componentes que dão personalidade a um carro serão inéditos. É o caso de faróis, lanternas, para-choques, grade, retrovisores e capô, por exemplo.
Na lateral, para disfarçar o jeitão de Argo, a Fiat vai apostar em apliques plásticos.
O aspecto de SUV virá graças a uma suspensão elevada – e provavelmente reforçada. A estratégia deve ser semelhante à que a Honda adotou no WR-V, emprestando a suspensão traseira do HR-V, mais robusta. A montagem do conjunto ainda permitiu um ligeiro aumento na distância entre-eixos.
Quanto vai custar?
Não sabemos. Mas temos algumas estimativas levando em conta que o 363 será posicionado acima do Argo Trekking 1.3, que hoje começa em R$ 71.290, mas pode chegar a quase R$ 77.000 com opcionais.
O novo SUV compacto ainda vai “matar” o Argo Trekking 1.8 automático. Assim, esse é o nosso palpite para os preços da novidade:
- 1.3 manual – R$ 80.000
- 1.3 CVT – R$ 85.000
- 1.0 turbo CVT – R$ 92.000
- 1.0 turbo CVT topo de linha – R$ 98.000
Quando chega?
A produção do Progetto 363 começa no final de agosto na fábrica da Fiat em Betim (MG). Assim, a chegada efetiva do modelo às lojas deve acontecer ao longo de setembro.
Com quem concorre?
Os rivais mais próximos em porte e proposta são Volkswagen Nivus, Honda WR-V e Caoa Chery Tiggo 3X (este último com lançamento próximo).
Porém, a Fiat também está trabalhando em uma variante baseada no Argo, mas com visual cupê. Esse projeto foi batizado com o código 376, e deve ficar pronto apenas no ano que vem. Ele será um rival mais condizente com o Nivus, que também tem essa pegada cupê.
Mas, até lá, quem vai concorrer com o Volkswagen é o 363.
Para isso, o novo SUV compacto da Fiat terá alguns equipamentos interessantes já confirmados pela Fiat. Os mais interessantes são os faróis full-LED e o sistema de conectividade Connect Me, que monitora a localização do veículo, em casos de roubo e dá acesso a várias funções a partir do celular.
VÍDEO: Fiat Argo Trekking é opção enquanto o 363 não chega?