BMW e Ford anunciaram um investimento conjunto de US$ 130 milhões na startup Solid Power, que está trabalhando para colocar no mercado baterias de estado sólido, como mostra o conteúdo abaixo, segundo nossos parceiros do Automotive Business.
Essas novas baterias, que utilizam um eletrólito sólido para regular o fluxo da corrente em vez de uma solução líquida, deverão ter 50% mais densidade de energia que as de íons de lítio, afirma a empresa.
VEJA MAIS
- Fiat faz ‘dobradinha’ com os dois carros mais vendidos do país em abril; Onix foi o 7º
- Inscreva-se no canal do Primeira Marcha no YouTube
“Temos trabalhado com mais de uma dúzia de startups diferentes e estamos muito impressionados com o progresso que a Solid Power fez”, afirmou Hau Thai-Tang, gerente de operações da Ford, em comunicado à imprensa. A montadora já havia anunciado em fevereiro que irá investir US$ 22 bilhões em eletrificação até 2025.
Com o recente compromisso dos EUA e de diversos países da Europa de zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2050, as empresas do setor automotivo têm se apressado em buscar alternativas sustentáveis para os combustíveis fósseis.
Como são baterias de estado sólido
As baterias de estado sólido, por armazenarem mais energia, prometem aumentar a autonomia de carros elétricos e torná-los uma opção ainda mais interessante para o público. O problema é que ainda são caras para produzir em massa.
A Solid Power foi fundada em 2012 nos EUA e projeta colocar no mercado suas baterias até o final desta década.
Ford aumenta a aposta em elétricos
Além da parceria com a BMW na Solid Power, a Ford vai inaugurar no final do ano um laboratório que custou US$ 185 milhões para testar novas técnicas de fabricação, designs e materiais para a produção de células e baterias veiculares.
O local, batizado de Ford Ion Park, fica no estado americano do Michigan, o mesmo onde está a sede da Ford. Em um espaço 18.500 m², 150 especialistas vão trabalhar no desenvolvimento de baterias de alto volume, com maior autonomia e menor custo para os clientes.