Poucas horas após a confirmação de que a Chevrolet vai lançar uma nova picape no Brasil, apuramos junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul que a Montana deixou de ser produzida na última sexta-feira (7).
A picape compacta vai ser substituída por um modelo baseado na nova plataforma GEM da Chevrolet, desenvolvida em parceria com a chinesa Saic, e usada atualmente em Onix, Onix Plus e Tracker. Assim, a sucessora da Montana conseguiria crescer e ficar mais moderna, podendo concorrer em melhores condições com a Strada.
VEJA MAIS
- Nova picape da Chevrolet chega em 2022 para concorrer com a Strada
- Avaliação: Chevrolet Tracker finalmente tem chance de ser líder entre os SUVs
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
De acordo com o sindicato, a fábrica de São Caetano começa a ser preparada já nos próximos dias para poder produzir a picape. Ela será feita na mesma linha do Tracker.
Para que as obras possam avançar, a entidade afirmou que haverá férias coletivas de 3 semanas em junho.
A previsão é que a produção da nova picape comece, ainda em fase de testes e validação, no final desde ano. Assim, o lançamento pode acontecer no primeiro semestre de 2022.
E a Montana?
A picape compacta ainda aparece no site da Chevrolet, oferecida em versão única, LS, por R$ 78.190. Porém, as unidades restantes em estoque devem ser vendidas nos próximos meses. Algumas concessionárias ouvidas pelo Primeira Marcha disseram já não ter mais a picape.
Na última semana, a Chevrolet também anunciou o fim das vendas da Montana na Argentina. A picape era produzida no Brasil e exportada para o país vizinho.
A Montana era o produto mais antigo da Chevrolet em produção atualmente. Ela era a única a não contar com o serviço conectado OnStar, por exemplo.
Baseada no finado Corsa, a Montana foi lançada em 2003, usando a plataforma da primeira geração do Corsa, de 1994. Em 2010, chegou uma nova geração, mantendo a plataforma, mas com visual baseado no Agile. Desde então, a picape praticamente não sofreu mudanças significativas.
Segundo a Fenabrave, a associação das concessionárias, até a primeira semana de maio, haviam sido emplacadas cerca de 1.400 unidades da Montana no Brasil. Isso é uma fração dos 10.668 exemplares da Volkswagen Saveiro e sequer pode ser comparada com as mais de 44.000 Fiat Stradas vendidas no mesmo período.