Brasileiro ainda prefere comprar a alugar carro

Pesquisa da ESPM revela que 80% dos entrevistados não abrem mão de adquirir seu veículo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Pesquisa aponta que cliente ainda prefere comprar carro

Os serviços de locação e assinatura de veículos estão crescendo rapidamente no Brasil, a ponto de até montadoras ingressarem no segmento. Mas parece que o consumidor ainda não abre mão de comprar seu carro.

É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Marketing & Consumer Insights da ESPM – NUMA sobre o comportamento do consumidor em relação ao dinheiro.

Foram entrevistadas virtualmente 577 pessoas — de menores de 18 anos a maiores de 65 anos. Desse total, 69% eram mulheres, 45% tinham entre 19 e 25 anos de idade, 72% eram solteiros e 48% não tinham renda própria.

Entre os participantes, 85% disseram que preferem comprar um automóvel em vez de alugá-lo.

“Apesar do surgimento de novas modalidades de locação, ainda fica evidente a vontade da posse de bens pelos entrevistados”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM.

Pesquisa da ESPM revela perfis de compra

O estudo faz uma importante constatação de perfis atitudinais. Os sustentáveis são ligados a marcas relacionadas à responsabilidade socioambiental, fazem coleta seletiva e são atraídos pela ideia do transporte público e veículos compartilhados.

“Apesar da orientação sustentável, não necessariamente eles abrem mão de consumir e ter a posse do bem”, diz Haddad. “Ainda existe uma diferença entre uma real atitude de comportamento e uma intenção de agir.”

Os materialistas gostam de novidades e se presenteiam quando atingem objetivos pessoais. Aceitam pagar caro por produtos quando sabem que terão uma boa experiência.

O terceiro grupo é dos racionais econômicos. Eles pesquisam preços e estão sempre dispostos a fazer a melhor compra possível, seguindo a lógica do custo-benefício.

“No caso de automóvel, mais de 80% optariam pela compra de um carro. Mesmo entre os sustentáveis, apenas 20% preferem alugar. Entre os materialistas cai para 16% a predisposição para alugar um carro e para 10% entre os racionais”, afirma Haddad.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários