O Jeep Renegade é presença constante nas ruas brasileiras. Só que a maioria dos carros vendidos usa o motor 1.8 flex. Mesmo assim, as versões movidas a diesel possuem um fã clube fiel. É para ele que a Jeep trouxe o Renegade Moab.
A novidade é a configuração mais “barata” da linha Renegade com o motor turbodiesel. As aspas estão ali por causa dos R$ 158.147 pedidos pelo modelo em São Paulo.
Desempenho e consumo
Em troca, o Renegade Moab oferece o bom motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e torque máximo de 35,7 kgfm. Seu comportamento dinâmico é completamente diferente das versões flex. Arrancadas e retomadas são realizadas de forma vigorosa, fazendo com que o SUV seja muito bom de dirigir na cidade.
O câmbio automático de 9 marchas atua de maneira eficiente e rapidamente seleciona as marchas mais altas nas condições de cruzeiro, especialmente na estrada. Outro papel importante da transmissão está no off-road, já que a primeira marcha faz as vezes da reduzida.
As médias de consumo são bem satisfatórias: 10,2 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.
Design e espaço interno
O estiloso Renegade ganha uma roupagem mais básica na versão Moab. A Jeep oferece o SUV com rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus de uso misto e adesivos nos para-lamas dianteiros identificando a novidade. Algumas partes de plástico não são pintadas na cor da carroceria, como as capas dos espelhos retrovisores.
Os para-choques são os mesmos adotados nas versões a diesel. Assim, os ângulos de entrada e de saída são de 30º e 33º, respectivamente. Um ponto positivo é a presença de ganchos para reboque na frente e atrás, muito úteis caso você precise ser puxado de um atoleiro.
O Renegade não está entre os modelos mais espaçosos da categoria. Quem viaja no banco traseiro não dispõe de tanto espaço para as pernas. Pelo menos o espaço para ombros e cabeça é adequado para um SUV compacto.
O porta-malas também é acanhado. São apenas 320 litros, a mesma capacidade volumétrica de um Renault Sandero. Como ponto positivo, o Renegade Moab oferece redes nas laterais do habitáculo, que são úteis para acomodar objetos menores.
Itens de série
A Jeep decidiu suprimir alguns itens ao montar a versão Moab. Assim, ficaram de fora equipamentos como airbags laterais, acendimento automático dos faróis, bancos revestidos em couro, destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.
A boa notícia é que o Renegade continua bem equipado. Sai de fábrica com controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, câmera de ré, controle de velocidade em descidas, direção elétrica, freio de estacionamento elétrico, piloto automático com limitador de velocidade e sensores de estacionamento traseiros.
Vale a pena?
Sim, desde que você precise de um carro para encarar trilhas. Além de mais robusto e mais preparado para sair do asfalto, o Renegade Moab entrega desempenho muito superior ao das versões flex.