A nova Ford Maverick finalmente foi apresentada oficialmente nos Estados Unidos. Por trás do nome conhecido (que é o mesmo do saudoso esportivo dos anos 70) está uma… picape.
Mas não é uma picape qualquer. A Maverick é a grande aposta da marca em um segmento quase inexistente nos Estados Unidos: o das picapes compactas.
Por aqui, ela deve desembarcar em 2022 com a difícil missão de encarar a Fiat Toro e futuros rivais de Volkswagen, Hyundai e Chevrolet.
O Primeira Marcha antecipa a briga que acontecerá nos próximos anos e mostra as armas da Maverick para desafiar a concorrência.
Design
Se muita gente compra carro pelo design, a Maverick tem tudo para fazer sucesso. É bem estilosa e parruda, como podemos ver no desenho da frente. O capô alto e longo remete ao Bronco Sport – e não é à toa. Afinal, picape e SUV compartilham a mesma plataforma.
A traseira tem estilo mais comedido e lembra bastante a F-150. Por dentro, a Maverick tem linhas mais simples e quadradas. Notam-se alguns elementos presentes no Bronco Sport, como painel digital e seletor de marchas.
Motorizações
A nova Ford Maverick será vendida nos Estados Unidos com duas motorizações. Todas as versões contam com o 2.5 híbrido, que entrega 164 cv e 21,4 kgfm, atuando com o motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A potência combinada, segundo a Ford, é de 193 cv. A transmissão é do tipo CVT e a tração é dianteira. A promessa é que a picape seja bem econômica, com média de 17 km/l na cidade e autonomia estimada em 805 km.
Quem quiser mais potência pode optar pelo 2.0 turbo de 253 cv e torque máximo de 38,3 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas. Existe opção de tração integral.
A Toro também oferece duas opções de motorização. O recém-lançado 1.3 turboflex entrega 185 cv com etanol e 180 cv se abastecida com gasolina. O torque máximo é de 27,9 kgfm independente do combustível. Já a transmissão é automática de seis velocidades.
As versões mais caras trazem o bom 2.0 turbodiesel de 170 cv e torque máximo de 35,9 kgfm. É a única picape da categoria equipada com tração nas quatro rodas e o câmbio é automático de nove velocidades.
Equipamentos
A nova Ford Maverick será vendida nos EUA em três versões: XL, XLS e Lariat. A versão de entrada XL traz 7 airbags, central multimídia com tela tátil de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, faróis full LED, ar-condicionado analógico, rodas de aço de 17 polegadas, frenagem autônoma de emergência, câmera de ré, direção elétrica, iluminação diurna por LED, vidros e travas elétricas nas quatro portas, entre outros itens.
A Maverick XLS acrescenta rodas de liga leve de 17 polegadas, piloto automático, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, porta-objetos integrados, conectores D-link e trava elétrica para a tampa da caçamba.
A versão mais completa é a Lariat, que agrega banco do motorista com ajustes elétricos, painel digital com tela de 6,5 polegadas, rodas de liga leve de 18 polegadas, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, chave presencial, entre outros itens.
A Maverick Lariat pode vir ainda com o pacote opcional Luxury Package. Ele oferece piloto automático adaptativo, sistema de som Bang & Olufsen com 8 alto-falantes e subwoofer, vidros laterais aquecidos, central multimídia Sync 3 com tela tátil de 8 polegadas, caçamba com iluminação em LED, carregador de smartphones por indução e estepe com roda de 17 polegadas.
Preço
Nos Estados Unidos, a Maverick será a picape de entrada da Ford. Tanto é que ela parte de US$ 19.995 (pouco mais de R$ 101 mil), menos até do que os US$ 20.395 pedidos pelo EcoSport.
A picape deve ser lançada por aqui em 2022. Espere por uma faixa de preço acima da Toro, cuja versão de entrada Endurance fica abaixo de R$ 120 mil. Assim, não se espante se a Maverick custe entre R$ 130 mil e R$ 200 mil.