A Jac Motors lançou nesta segunda-feira a van elétrica iEV750V, o sexto modelo do tipo da empresa à venda no Brasil. Ela chega às lojas da marca por R$ 386.900, sendo assim, o veículo mais caro da fabricante no país.
A Jac iEV750V é a primeira van elétrica de grande porte disponível no Brasil. Ela chega antes das versões elétricas de Peugeot Expert e Citroën Jumpy, cujo lançamento está previsto para o final do ano. O único outro modelo do gênero à venda no país é o furgão pequeno BYD eT3.
VEJA MAIS
- Peugeot e Citroën vão vender vans elétricas no Brasil ainda em 2021
- Demos uma voltinha no Mercedes-Benz Atron, o último ‘bicudo’ do Brasil
- Citroën Jumper e Peugeot Boxer ganham versões para motoristas com CNH do tipo B
- Inscreva-se em nosso canal no YouTube
O lançamento da Jac tem motor elétrico de 163 cv e 76,5 kgfm de torque.
As baterias de 92 kWh fornecem autonomia de 235 km, mas, no modo ECO (que aumenta a regeneração nas desacelerações e frenagens) e com o ar-condicionado desligado, o número sobe para 280 km.
A capacidade de carga é de 1,54 tonelada, distribuída em 12,3 m³ de espaço logo atrás do motorista.
Segundo a Jac, o custo para recarregar as baterias é 2,5 vezes menor do que nas vans similares com motor diesel. Já a manutenção, ainda de acordo com a empresa, é 6 vezes mais barata, já que a iEV750V possui muito menos partes móveis no motor. Não há, por exemplo, câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de injeção, óleo ou filtro de combustível.
Linha elétrica
Além da van elétrica, a Jac oferece uma linha composta de um caminhão e quatro carros de passeio elétricos no Brasil. São eles:
- iEV20 (subcompacto)
- iEV40 (crossover compacto)
- E-JS4 (SUV médio)
- iEV330P (picape média)
- iEV1200T (caminhão leve)