O imposto de importação para carros feitos na Europa será reduzido em 50%. A medida anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores faz parte de um plano de redução tarifária e compromissos de serviços e compras públicas que está sendo fechado entre Mercosul e União Europeia.
Assim, o Brasil terá direito a importar uma cota anual de 32 mil veículos vindos da Europa. A tarifa de importação será de 17,5% e terá validade de 7 anos a partir do início do acordo. Após este prazo, a tarifa seguirá caindo até ser zerada nos próximos oito anos. O excedente além dos 32 mil previstos na cota deve pagar os 35% do imposto cheio.
Com isso, marcas de origem europeia, como as alemãs Audi, BMW e Porsche e as francesas Renault, Peugeot e Citroën, serão as maiores beneficiadas.
O acordo contempla todos os países do Mercosul. A Argentina terá cota anual de 15.500 veículos, enquanto o Uruguai poderá importar 1.750 unidades e o Paraguai, 750 carros por ano.
Veículos trazidos de outras partes do mundo, como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e China, seguem pagando os 35% de Imposto de Importação.
Por outro lado, o café solúvel brasileiro terá tarifa zero nos 27 países da União Europeia em um prazo de quatro anos após a data de início do acordo. Outros setores, como os de proteína animal e fruticultura, também serão beneficiados.