A Jeep divulgou na noite desta segunda-feira (16) um novo teaser do Commander. Diferente das peças anteriores, o vídeo revela o novo SUV por inteiro.
Além do design, o teaser mostra que o nome da versão mais equipada (que terá motorização turbodiesel e tração nas quatro rodas) será Overland.
O Commander será apresentado no fim de agosto e deve começar a ser vendido até o último trimestre de 2021. Fabricado em Goiana (PE), o modelo será posicionado acima do Compass e abaixo do Grand Cherokee. Os preços devem começar na casa dos R$ 200 mil.
O design terá linhas mais quadradas, com nítida inspiração no novo Grand Cherokee L, que roda em testes pelas ruas mineiras. A dianteira terá faróis exclusivos, embora o visual remeta ao Compass, modelo do qual deriva. A traseira do Commander, entretanto, terá um formato mais reto para acomodar melhor os ocupantes da terceira fileira de bancos.
Motorizações do Commander são as mesmas do Compass
O ‘nosso’ Commander será movido pelo motor 1.3 turbo flex, que na gama Jeep estreou com o Compass. Serão 185 cv e 27,5 kgfm com etanol no tanque, associado à transmissão automática de 6 marchas e tração dianteira.
As versões mais caras virão com o conhecido 2.0 turbodiesel, que pode passar por melhorias para saltar dos atuais 170 cv para aproximadamente 200 cv. Nesta configuração, o Commander terá tração integral e câmbio automático de 9 marchas.
O nome “Commander” é atualmente utilizado em um SUV de 7 lugares vendido na China, onde é conhecido como Grand Commander. Nos anos 2000, a mesma nomenclatura foi utilizada pela Jeep nos Estados Unidos em um modelo de pouco sucesso, posteriormente aposentado pelo Dodge Durango.