O VW Fox deixou de ser produzido no país. O compacto, que era fabricado em São José dos Pinhais (PR), foi descontinuado depois de 18 anos no mercado nacional.
Lançado em 2003, o hatch revolucionou a indústria ao trazer o conceito de veículo compacto por fora e espaçoso por dentro. Essa fórmula foi ‘replicada’ em alguns rivais anos depois, como Chevrolet Agile e Renault Sandero.
Do Brasil para o mundo
Desenvolvido inteiramente no Brasil pelo ex-chefe de design da marca, Luiz Veiga, o projeto foi aprovado na Alemanha e se tornou o primeiro veículo brasileiro a ser exportado para a Europa.
Apesar disso, a instabilidade cambial fez com que o Fox desembarcasse na Europa por valores proibitivos. Na ocasião, as versões mais baratas do Polo custavam menos do que o compacto brasileiro, justamente um projeto simplificado do próprio Polo.
Segundo a Volkswagen, aproximadamente 1,3 milhão foram vendidas no mercado interno e cerca de 500 mil unidades foram exportadas para diversos países em todo o mundo.
Dono de um projeto versátil, o VW Fox tinha banco traseiro corrediço. O sistema, que ampliava a capacidade do porta-malas, havia sido idealizado pela fabricante alemã nos anos 80, mas só foi produzido em série justamente com o Fox.
Ao longo dos anos, o VW Fox passou por três reestilizações. Durante seus 18 anos de vida, ele foi o primeiro modelo da marca a utilizar o motor 1.0 de três cilindros (posteriormente adotado em Gol, Voyage e Up) e o primeiro a adotar o câmbio manual de seis marchas – que não é oferecido em nenhum compacto da VW na atualidade.
Com a chegada do novo Polo, em 2017, o Fox teve sua gama de versões enxugada. Nos últimos anos, o hatch era vendido apenas nas configurações Connect e Xtreme.