O Pulse será o grande lançamento da Fiat em 2021. Seu lançamento oficial acontecerá no próximo dia 19/10, mas ele está longe de ser uma novidade para nós.
Seu visual já é conhecido desde maio, quando o carro fez sua estreia oficial durante o Big Brother Brasil. Na ocasião, a montadora apresentou o modelo (que será entregue à vencedora do reality show, Juliette) e abriu a votação para escolha do nome do carro. No fim das contas, o nome escolhido por votação popular foi ‘Pulse’, que superou as opções “Mio” e “Tuo”.
Design não é igual ao do Argo
Baseado no Argo, o novo Fiat Pulse aproveita algumas peças do hatch, mas a maioria delas são novas. A frente traz faróis com estilo mais agressivo e grade frontal bem parecida com a da Strada. Atrás, as lanternas são inéditas, bem como o desenho da tampa do porta-malas, que abriga o espaço da placa.
A cabine também possui diferenças em relação ao Argo, embora seja baseada no hatch. Além do formato das saídas de ar-condicionado, os comandos de climatização e o painel digital presente nas versões mais caras vêm da Toro.
SUV terá 1.0 turbo mais potente do Brasil
O novo Fiat Pulse será movido pelo novo motor 1.0 Turbo 200 Flex, que entrega 130 cv abastecido com etanol. Se o combustível escolhido for a gasolina, a cavalaria cai para 125 cv. Trata-se dor 1.0 turbo mais potente de sua categoria no Brasil. O torque máximo é 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina – exatamente o mesmo do que o arquirrival VW Nivus, que entrega até 128 cv. Coincidência? Eu diria que não.
Segundo a Fiat, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 9,4 segundos e o consumo é de 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Esses números foram obtidos com o “uso do turbocompressor com wastegate eletrônica, da injeção direta de combustível e do exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão”. Existe até um modo Sport, no qual A marca ressalta que as tecnologias são as mesmas do motor 1.3 turbo 270 Flex que equipa a nova Toro.
O conjunto será associado à transmissão do tipo CVT, que faz sua estreia na linha Fiat. A caixa é fabricada pela Aisin e deve ser aplicada em outros modelos com motorização 1.3 Firefly. Um deles será a nova Strada.
O SUV conectado
O Pulse virá com recursos de conectividade em sua central multimídia.
Com o suporte aos assistentes virtuais Google Assistant e Amazon Alexa, será possível realizar operações à distância via comando de voz. Assim, o usuário poderá abrir e fechar as portas, acionar luzes e buzina ou até mesmo dar a partida e acionar o ar-condicionado ou aquecedor no veículo.
A telemetria também vai informar dados do veículo, como nível de combustível, hodômetro e prazo até a próxima revisão. Todas essas funcionalidades podem também ser realizadas via celular ou smartwatch.
O SUV terá suporte à plataforma Fiat Connect///Me, que permite realizar uma série de tarefas. O condutor terá acesso a informações em tempo real sobre tráfego e radares, necessidade de abastecimento durante o trajeto (indicando, inclusive, onde fica o posto de combustível mais próximo) e até poderá realizar uma chamada de emergência em caso de acidente. A plataforma também é capaz de rastrear a localização do veículo em caso de roubo ou furto.