A Ford Maverick foi lançada oficialmente no Brasil nesta terça-feira (15). A picape será importada apenas na versão Lariat FX4 por R$ 239.990.
“A Maverick atende às necessidades dos clientes que procuram a versatilidade da picape, mas também valorizam o conforto e o espaço interno de um SUV”, afirmou Daniel Sinzato, brand manager da Ford.
A picape é mais um dos produtos da nova fase da marca, que deixou de fabricar carros no país há um ano. Desde então, a Ford está investindo em picapes e SUVs, tanto é que decidiu trazer o Bronco Sport dos Estados Unidos.
Maverick tem design robusto
O design é um dos destaques da nova Ford Maverick. A dianteira tem faróis grandes e a grade frontal “invade” a superfície do conjunto óptico. Esse visual, aliás, será observado também na nova Ranger, que deve estrear neste ano. Atrás, as lanternas repetem o estilo quadrado e a tampa da caçamba traz o nome “Maverick” inscrito em baixo relevo.
O espaço para a placa foi deslocado para a direita, como um recurso para abrir espaço para o receptor de engate de trailer, que já vem com preparação elétrica de fábrica. A picape pode rebocar até 499 quilos e existe um modo de direção exclusivamente para usar o reboque.
Se você quiser ter uma noção do porte da Maverick, basta saber que ela é um pouco mais comprida do que a Toro. São 5,07 metros de comprimento (ou 8 cm a mais), 1,73 metro de altura, 1,84 metro de largura e distância entre eixos de 3,07 metros. Já a altura livre do solo é de 21 cm.
A caçamba tem 1,34 metro de profundidade e 1,35 metro de largura, com capacidade volumétrica de 943 litros e 617 quilos de capacidade de carga.
Por dentro, há muitas linhas retas e plástico no acabamento. Mesmo assim, a Ford foi inteligente ao utilizar diferentes cores e texturas. Destaque para o desenho dos puxadores das portas, que fogem do convencional e trazem parafusos aparentes para reforçar a sensação de robustez.
Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos e um bonito revestimento bicolor de caramelo com preto. Existem vários porta-objetos espalhados pelo interior e o espaço interno é generoso para quatro adultos. Abaixo do banco traseiro existe um compartimento de 73 litros para acomodar objetos de vários tamanhos.
Motor vem do Bronco
Feita nos Estados Unidos sobre a plataforma do Bronco, a Maverick é movida pelo mesmo 2.0 turbo de 253 cv e torque máximo de 38,7 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades e a Maverick tem tração nas quatro rodas com reduzida, além de cinco modos de condução.
Segundo a Ford, a picape precisa de 7,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 175 km/h. A marca divulga médias de 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, lembrando que a Maverick pode ser abastecida apenas com gasolina.
A Ford afirma ter rodado mais de 500 mil quilômetros em testes no Campo de Provas da empresa, em Tatuí (SP). Algumas mudanças no projeto incluíram o desenvolvimento de uma suspensão com calibragem exclusiva para as estradas brasileiras e a calibração do motor para o combustível brasileiro.
Outras mudanças incluem o desenvolvimento do para-choque traseiro para acomodar a placa Mercosul e as inclusões de retrovisores com luzes de seta integradas e um modem embarcado.
Picape é bem equipada
A nova Ford Maverick oferece um bom pacote de itens de série. Há 7 airbags, piloto automático, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática pós-colisão, controles de estabilidade e de tração, controle de velocidade em descidas, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico e sistema start-stop,
Quem comprá-la vai levar também central multimídia Sync 2.5 com tela tátil de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB do tipo A e C, aplicativo FordPass Connect, comando de abertura da janela traseira, destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.
Custos e opções de cores
O pacote das cinco primeiras revisões da Maverick sairá por R$ 5.840, sendo que as paradas devem ser realizadas a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados.
O cliente poderá optar ainda pela contratação dos pacotes FordProtect Basic e Plus, que estendem o período de assistência ao cliente em 12 ou 24 meses. A fabricante traz também a possibilidade de blindagem nível 3A sem perda da garantia de fábrica ao custo de R$ 78.500.
A Ford oferece uma linha com 18 acessórios, incluindo itens como estribos laterais e caixas que podem ser encaixadas na própria caçamba.
Serão disponibilizadas 10 opções de cores: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Azul Malacara, Cinza Dover, Prata Orvalho, Cinza Torres, Preto Astúrias e Branco Ártico.