Avaliação: Jeep Compass 4xe anda bem e bebe pouco, mas não é barato

Versão híbrida do SUV vem da Itália e tem 230 cv
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SUV híbrido será o primeiro de uma nova gama eletrificada da Jeep

A Jeep lançou oficialmente o Compass 4xe no Brasil. A versão híbrida do SUV médio será vendida apenas na configuração Série S e custará R$ 349.990.

O Compass 4xe (lê-se ‘fór bái i’) será o primeiro de uma gama de carros híbridos que a Jeep pretende lançar no país nos próximos anos. Hoje, a marca possui versões híbridas plug-in de Renegade, Grand Cherokee e Wrangler, mas a fabricante ainda estuda quais serão trazidos para cá.

Mais agilidade e ótimo consumo

SUV será vendido apenas na versão Série S

Fabricado na Itália, o modelo traz o mesmo motor 1.3 turbo da linha T270, mas roda apenas com gasolina. São 180 cv e torque máximo de 27,5 kgfm a 1.750 rpm.

Existe ainda um motor elétrico de 60 cv no eixo traseiro, resultando na potência combinada de 230 cv. O torque é de 25,4 kgfm, mas a fabricante não informa o número combinado sob a justificativa de não existir um dado padrão, uma vez que as medições seriam muito diferentes mesmo se realizadas várias vezes.

Versão 4xe é fabricada em Melfi, na Itália

Como em todo carro híbrido, as acelerações e retomadas de velocidade são nitidamente superiores em relação ao Compass turboflex. A Jeep informa 6,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 206 km/h – a mesma do SUV a combustão.

Caso prefira, o cliente pode rodar até 44 km apenas no modo 100% elétrico. Nesta condição, porém, a velocidade máxima é limitada em 130 km/h.

São oferecidos três modos de condução, sendo que o modo E-Save pode poupar a carga das baterias ou fazer com que o motor térmico trabalhe como um gerador para as baterias, sendo capaz de recuperar até 80% da autonomia. Existem ainda os modos Híbrido e Elétrico, cujos nomes são autoexplicativos.

O consumo é uma das grandes virtudes do Compass 4xe. Na cidade, o carro faz 25,4 km/l na cidade, sendo que na estrada a melhor marca é de 24,2 km/l. Com essas marcas, a Jeep afirma que a autonomia do Compass passa dos 920 km.

Recheio generoso

Conteúdo é quase o mesmo da Série S nacional

Existem poucas diferenças em relação à Série S nacional e a trazida da Itália. O SUV híbrido plug-in traz itens como 7 airbags, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, painel digital com tela de 10,25 polegadas e teto solar panorâmico.

O Compass oferece também um bom pacote de assistências de condução, incluindo piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência, entre outros itens.

Porém, só o modelo italiano oferece câmera com visão em 360 graus, sistema de som da Alpine com 506 watts e mais funções no sistema Adventure Intelligence, como localização de pontos de recarga. De resto, o bom nível de construção segue um padrão adotado pela Jeep no mundo inteiro.

A Jeep vende o Compass 4xe com um cabo para realizar o carregamento em qualquer tomada convencional, seja de 110 ou 220 volts. A marca diz que, dependendo da tomada escolhida, o tempo de recarga pode variar de 4 a 20 horas.

Optando por um carregador do tipo wallbox (como o que será dado aos primeiros 40 clientes) de 7,4 kW, o tempo de recarga vai de 100 minutos a 9 horas no modo mais lento.

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