A Renault apresentou nesta terça-feira (12) a Oroch 2023. A picape traz um design repaginado e a oferta do motor 1.3 turboflex, que entrega até 170 cv e 27,5 kgfm.
O propulsor, que é o mesmo presente em Duster e Captur, será oferecido apenas na versão topo de linha Outsider. As configurações Pro e Intense seguem com o 1.6 16V SCe de até 120 cv.
A Oroch 2023 está disponível em três versões de acabamento:
Pro: R$ 105.800
Itens de série: ar-condicionado analógico, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos, protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme e controles de estabilidade e de tração.
Intense: R$ 111.300
Itens de série: todos da versão Pro, mais roda de liga leve de 16”, central multimídia EasyLink com tela tátil de oito polegadas e conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, barras no teto e para-choque na cor da carroceria.
Outsider: R$ 137.100
Itens de série: todos da versão Intense mais ar-condicionado digital, sensores crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, retrovisores e maçanetas em preto brilhante, alargadores de para-lama, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium e rodas diamantadas com acabamento em dois tons.
Novo coração
O motor 1.3 da família TCe foi desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz. Segundo a Renault, a picape precisa de 9,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h e chega aos 189 km/h.
Quanto ao consumo, os números com gasolina são de 10,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Com etanol, o consumo é de 7,4 km/l no perímetro urbano e 7,8 km/l no percurso rodoviário.
Já o motor 1.6 SCe de 120 cv e 16,2 kgfm equipa as versões Pro e Intense, e teve mudanças para atender à nova fase das normas de emissões de poluentes (LEV7). Associado a uma transmissão manual de seis velocidades, a Oroch 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 s e atinge a velocidade máxima de 169 km/h.
Segundo a montadora, a relação da primeira marcha ficou 9% mais curta para “privilegiar a aceleração e a agilidade”, enquanto a adoção da sexta marcha permitiu uma relação 22% mais longa na última marcha, “reduzindo a rotação em 18% à 120 km/h, privilegiando o conforto em condições de estrada”.
A picape vem ainda com o sistema start-stop, que gera uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. Outra função prática é o modo Eco, que “altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para obter um menor consumo”, nas palavras da Renault.
Design da Oroch 2023 ganhou retoques
Lançada em 2015, a Oroch nunca havia recebido mudanças no design. Em sua primeira atualização, a picape ganhou retoques discretos no estilo. A dianteira traz grade frontal repaginada e para-choque novo, enquanto os santantônios e as rodas de liga leve foram redesenhadas. Atrás, as lanternas receberam acabamento fumê e a tampa da caçamba ganhou o nome do modelo grafado na parte inferior.
A versão Ousider traz ainda as molduras plásticas nos para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais. A paleta de cores inclui a inédita opção Cinza Lune.
A cabine mudou por completo e trouxe muita coisa do Duster. O volante de três raios e o painel de instrumentos são dois elementos vindos do SUV. Existem, porém, algumas diferenças no console central. As versões Intense e Outsider exibem a tela da central multimídia em posição elevada, abrindo espaço para um porta-objetos e um carregador de celular por indução no lugar onde normalmente ficaria a tela.
Por ser uma reestilização, a Oroch 2023 não teve mudanças em seu projeto. A boa distância entre eixos de 2,82 metros assegura um bom espaço interno para pernas e cabeças de quem viaja atrás.
A caçamba de 683 litros de capacidade volumétrica tem 1,17 metro de largura e 1,35 metro de profundidade. Além dos oito ganchos de fixação da carga, a Oroch pode levar até 650 quilos.
Condições especiais
A Oroch 2023 faz parte do programa de venda de veículos comerciais da marca, chamado de Renault Pro+. A fabricante promete consultoria no momento da compra até a manutenção programada.
O cliente conta com uma rede de 48 concessionárias credenciadas em 19 estados, além do Distrito Federal, com área dedicada exclusivamente à exposição e à manutenção de veículos utilitários.
Além de realizar test drives e obter propostas de personalização do veículo às necessidades de sua empresa, as revendas contam com oficinas especializadas que podem realizar as revisões programadas em até 24h.
A picape também pode ser adquirida por meio do Renault On Demand, o programa de assinatura de veículos da fabricante. O plano já inclui os custos de revisões preventivas, troca de peças de desgaste natural, serviços de documentação, seguro completo e serviços de assistência.