A Renault apresentou nesta quinta-feira (14) o Kwid E-Tech. A versão elétrica do Kwid será vendida por R$ 142.990 no período de pré-venda, que vai até julho. Isso faz do modelo o carro elétrico mais barato do Brasil.
O Kwid E-Tech será oferecido em versão única de acabamento e com três opções de cores: Branco Polar, Prata Diamond e Verde Noronha.
A lista de itens de série inclui 6 airbags, assistente de partida em rampas, câmera de ré e controles de estabilidade e de tração, entre outros equipamentos.
“Com os lançamentos da nova Oroch e do Kwid E-Tech, estamos concluindo o ciclo de investimentos de R$ 1,1 bilhão. Isso é prova da importância do mercado brasileiro para a Renault”, afirmou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Autonomia de quase 300 km
Pesando 977 quilos (quase 200 kg a mais do que o Kwid Intense), o Kwid elétrico precisa de 4,1 segundos para acelerar de 0 a 50 km/h. A velocidade máxima é limitada a 130 km/h.
A bateria de 27 kWh faz com que o hatch tenha autonomia de 265 quilômetros no ciclo combinado e até 298 quilômetros no ciclo urbano. O carro conta com sistema de frenagem regenerativa e a tecnologia de condução com um pedal, fazendo com que o veículo desacelere quando o motorista tira o pé do acelerador.
Segundo a Renault, o Kwid E-Tech pode ser recarregado em qualquer tomada convencional, situação na qual o veículo pode obter 190 km de autonomia em nove horas.
A fabricante afirma que o modelo elétrico é oito vezes mais econômico do que a versão térmica, comparando os custos do kWh e do litro da gasolina.
A Renault também oferecerá o Kwid E-Tech por meio do programa de assinatura Renault On Demand. Em um plano de 48 meses, o cliente pagará R$ 999 pela reserva, desembolsando R$ 9.990 no ato da entrega do veículo e uma mensalidade de R$ 2.999.
Quem vai comprar?
A marca citou uma pesquisa realizada pela Similarweb, a qual indicou que 62% dos consumidores têm intenção de adquirir um veículo 100% elétrico no futuro. O vice-presidente da Renault, Bruno Hohmann afirmou que a Renault pretende se tornar “uma marca relevante” em veículos elétricos por meio da linha E-Tech.
Charles Courtois, diretor de marketing e produto da Renault do Brasil, listou alguns públicos-alvos de modelos elétricos.
“Baseado em pesquisas e clínicas realizadas para este projeto, nós identificamos três perfis para este tipo de veículo no Brasil: o primeiro é formado pelos early adopters, que são os primeiros a experimentar as novidades; o segundo perfil é composto por famílias que têm dois ou mais veículos em casa; e o terceiro é o cliente corporativo, que enxerga uma rápida solução para aderir à agenda ESG e a economia no custo de rodagem”.