A Volvo traz novidades importantes para XC60 e XC90 no Brasil. Os modelos estão mais potentes e ganharam mais autonomia para rodar no modo elétrico.
O conjunto formado pelo motor 2.0 turbo e o motor elétrico agora entrega 462 cv e torque máximo de 72,3 kgfm. Antes, os números eram de 407 cv e 65,3 kgfm, respectivamente.
No caso do motor elétrico, ele rende 145 cv e 31,5 kgfm. Além disso, as baterias tiveram aumento de 62% em sua capacidade, graças à construção de três camadas de células. Isso resulta em uma capacidade maior de armazenamento no mesmo espaço físico. Na autonomia, agora é possível rodar aproximadamente 78 km no XC60 (ganho de 73%) e cerca de 71 km no XC90 (aumento de 61%), ambos apenas com eletricidade.
Veja abaixo versões e preços das gamas XC60 e XC90:
XC60 Recharge Inscription Expression: R$ 399.950
XC60 Recharge Inscription: R$ 429.950
XC60 Recharge R-Design: R$ 439.950
XC60 T8 Polestar: R$ 466.950
XC90 Recharge Inscription Expression: R$ 509.950
XC90 Recharge Inscription: R$ 553.950
XC90 Recharge R-Design: R$ 563.950
Mais autonomia com eletricidade
A marca destacou que a chegada dos modelos reforça a estratégia da empresa, que é uma das grandes apoiadoras da eletrificação no país.
“Mudar para o 100% elétrico é um desafio e sabemos que dirigir um modelo híbrido geralmente é um trampolim para tornar-se totalmente elétrico. Por isso, a partir de agora, estamos com uma nova opção, fazendo com que as pessoas possam usar o modo elétrico a maior parte do tempo”, declarou João Oliveira, diretor geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.
Novidades nas versões
A gama XC60 agora sai de fábrica com a central multimídia com sistema operacional Google Automotive Services. Presente no XC40 e C40, ela traz internet nativa e aplicativos e serviços do Google incorporados.
Nas versões Inscription, R-Design e Polestar, o SUV tem câmera com visão em 360 graus para manobras e head-up display. O XC60 também vem com carregador de celular por indução e um sistema que alerta o motorista caso o trânsito à frente ande e o veículo ainda esteja parado.
Já no XC90, as versões Inscription e R-Design trazem um sistema de suspensão a ar, que regula a altura de acordo com cada um dos cinco modos de condução. O acabamento interno vem com detalhes em fibra de carbono ou madeira, dependendo da versão. A central multimídia suporta os sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay, e o sistema de som da Bowers & Wilkins tem 1400 watts de potência, graças aos 19 alto-falantes e subwoofer.
Como em todos os modelos da Volvo, a segurança é prioridade. Os SUVs vêm com alerta de colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo com função Pilot Assist (que acelera, freia e faz curvas sem intervenção humana), frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolamento, alerta de tráfego cruzado, alerta de mudança involuntária de faixa e sensor de pontos cegos, entre outros itens.