O novo Citroën C3 é uma das estreias mais aguardadas de 2022. O compacto, que deveria ter sido lançado no final de 2021, deve, enfim, ser lançado em agosto.
Embora a própria fabricante já tenha divulgado algumas imagens e vídeos do modelo, a gama de versões ainda era desconhecida. Pelo menos até o perfil do Instagram @placadoscarros ter acesso à informações do Detran, com base nas placas de algumas unidades flagradas em testes – como o carro fotografado pelo colega Douglas Fernandes, do T-Hunted.
Duas motorizações
Foram flagrados veículos nas versões Live, Feel e First Edition. Considerando que os nomes seguem a nomenclatura adotada nos modelos mais recentes da marca, podemos afirmar que o novo Citroën C3 terá uma configuração Shine entre as versões Feel e First Edition. Esta última, aliás, deve ter tiragem limitada e vir com alguns acessórios que não serão oferecidos de fábrica no restante da gama.
Com isso, a gama do C3 deve ser formada pelas versões Live, Feel, Shine e First Edition. O C3 Live será a opção de entrada e virá com o motor 1.0 Firefly de origem Fiat, que recentemente foi lançado no 208. Entrega até 75 cv e 10,7 kgfm de torque máximo com etanol no tanque, associado a um câmbio manual de cinco marchas.
Já o C3 Feel deve ser comercializado em variações com câmbio automático de seis velocidades, ganhando a companhia do sobrenome Pack. O motor será o conhecido 1.6 16V que já equipava o C3 da geração anterior, de até 120 cv e 16,1 kgfm. É provável que esta configuração também seja oferecida com transmissão manual.
Construído sobre a plataforma modular CMP (que também é utilizada no 208), o novo Citroën C3 tem 3,98 metros comprimento (ou 7 cm a menos do que o modelo da Peugeot) e distância entre eixos de 2,54 m – mesma medida do 208, mas 2 cm a mais que o Fiat Argo e 1 cm menor que o Chevrolet Onix. Isso deve resultar em um amplo espaço interno para sua categoria.