Assim como nos smartphones, o sistema tem como rival o Apple CarPlay
Se engana quem pensa que o duelo entre Android e iOS se limitará aos smartphones. Cada vez mais necessárias e desejadas em automóveis, as centrais multimídia passarão a utilizar os sistemas operacionais para que seja possível uma interação ainda maior entre o veículo, seu proprietário e um smartphone.
Enquanto marcas como Volvo e Mercedes-Benz investem na plataforma da Apple, batizada de Apple CarPlay, outras, como a Hyundai, apostam no Android Auto para equipar seus modelos. Para (enfim) estrear o sistema do robozinho verde, a Hyundai anunciou que o Sonata 2015, não disponível para o mercado brasileiro, será o primeiro carro de produção equipado com a tecnologia.
De acordo com a fabricante, todos os Sonata 2015 equipados com sistema de navegação poderão receber a central do Google através de uma atualização gratuita. Com funções como lembretes pessoais, compromissos marcados no calendário do smartphone, destinos sugeridos e informações meteorológicas, o sistema só poderá ser utilizado por completo em conjunto com um smartphone Android em versão 5.0 Lollipop (ou superior) e conectado a um cabo micro USB. Por enquanto os clientes terão de comparecer a uma das concessionárias Hyundai para realizar a atualização. No entanto, a fabricante afirma que, em breve, os mesmos poderão fazê-lo em casa através de um arquivo que será disponibilizado no site da marca nos Estados Unidos.