Sem benefício fiscal para híbridos, versão custará cerca de R$ 190 mil
Com lançamento no Brasil cogitado desde setembro do ano passado, o Mitsubishi Outander PHEV, versão híbrida do modelo, já começou a chegar às concessionárias da marca. O lançamento será em abril. Como não se enquadra na isenção de imposto de importação para híbridos, preço continua estimado em R$ 190 mil.
O preço não é animador e, por isso, a fabricante japonesa prevê que apenas 100 unidades serão vendidas até o final do ano. Mesmo assim, será o primeiro SUV híbrido no Brasil – o segundo, a princípio, será o Porsche Cayenne, oferecido por encomenda. Equipado com três motores, o Mitsubishi Outlander PHEV tem potência combinada de 285cv e torque de 53,3kgfm. São 121cv e 19,4 kgfm de torque de um 2.0 MIVEC ciclo Otto ajustado para ser frugal e mais 82cv de cada um dos motores elétricos, o da dianteira com 14kgfm e o da traseira com 19,9kgfm de torque. O carro pode circular em modo puramente elétrico, com o motor a gasolina funcionando apenas como gerador e com o motor a gasolina tracionando com auxílio dos elétricos.
É possível otimizar o uso do motor a gasolina para carregar a bateria ou reduzir o uso de energia da bateria. Ocorre que a energia cinética gerada durante a frenagem também é utilizada para carregar as baterias do veículo (modo regenerativo), garantindo ainda mais autonomia no modo elétrico. Só que as baterias podem ser recarregadas em tomada – o que priva o Outlander PHEV do direito de ter imposto de importação reduzido. A versão oferece os mesmos equipamentos do Outlander GT (com motor V6): nove airbags, piloto automático adaptativo (ACC), alerta para mudança de faixa (LDW), dispositivo de redução de risco de colisão através do radar (FCM), controle de tração e estabilidade inteligente (S-AWC), alerta para pedestres (AVAS), assistência em rampas (HSA) e ainda sistema multimídia com tela de 7″ E ar-condicionado Dual Zone. Com informações do Jornal do Carro