Hatch se inspira no Série 2 ao adotar novo visual
Os faróis grandes e baixos ao lado da grade saliente foram suficientes para a atual geração do BMW Série 1 ganhar o apelido de “Angry Bird” já no lançamento, em 2011. Agora o hatch médio de tração traseira passa por sua reestilização de meia vida e prova que a ideia de alguns malucos de trocar sua dianteira pela do Série 2 era realmente boa.
Não há plágio familiar, mas a inspiração é notável. O novo BMW Série 1 ganhou nova grade, mais oval, novo para-choque com tomada de ar maior e mais espaço para os faróis de neblina, e ainda faróis mais retangulares e em posição elevada que ainda tem os LEDs diurnos integrados.
Na traseira, uma revolução. As lanternas que sempre ficaram em posição lateral agora invadem a tampa do porta-malas, assumindo a forma de “L”. Talvez você precise abrir sua mente para se acostumar com elas e com o para-choque com uma grande proteção escura na parte inferior na versão 125i.
Por dentro só há mudanças em detalhes. Os comandos do ar-condicionado de duas zonas, de série em todas as versões, e do som agora têm novo desenho e acabamentos. Botões do console ganham contornos cromados e o sistema de infotainment, novo grafismo e tela de 6,5 polegadas e o comando no console.
Na mecânica, a reestilização representa o abandono dos motores Prince de quatro cilindros (aqueles desenvolvidos com a PSA, os famigerados THP) na versão de entrada 116i para adotar o novo 1.5 Turbo de três cilindros estreado pelo novo MINI Cooper. gera 109cv na versão a gasolina e 116cv na diesel (116d).
O 1.6 Turbo permanece nas versões 118i e 120i a gasolina, com 136 e 177cv, respetivamente. Já o 125i continua com o 2.0 de 218cv, e o M135i, com seu seis cilindros de três litros, agora com 326cv (6cv extras), suficientes para chegar aos 100km/h em 4,9s – ou 4,7s com tração integral.
O BMW Série 1 reestilizado começa a ser vendido na Europa em Março e deve começar a ser montado no Brasil (em Araguari, SC) ainda este ano.