Tecnologia aumentaria campo de visão em 300%
Há tempos carros conceitos propõem que os retrovisores externos se transformem em câmeras. Parece uma boa ideia, mas onde instalar as telas? A Cadillac resolveu apostar na tecnologia, mas para o espelho interno. No Cadillac CT6, seu novo sedã topo de linha que será apresentado no ano que vem, ao invés de espelho interno, haverá uma tela de alta resolução exibindo imagens da traseira.
A câmera será posicionada na traseira, em posição mais elevada do que a câmera de ré. Ela é HD, e projetada especialmente para aumentar a largura da pista na visão traseira e maximizar a visibilidade, e ainda tem proteção hidrofóbica para manter a visibilidade sempre, mesmo com chufa ou neve. Travis Hester, chefe de desenvolvimento do Cadillac CT6, garante que o campo de visão ficará 300% maior. “A comparação mais próxima disso é como se o motorista estivesse pilotando um conversível sem a capota, sendo que se elimina o banco traseiro, as colunas e as obstruções provocadas pelos passageiros”, diz o executivo.
Além do campo de visão maior, espera-se mais facilidade em manobras noturnas, graças ao grande alcance dinâmico da câmera, o que reduz brilhos intensos e capta uma imagem mais nítida mesmo em situações com péssimas condições de luminosidade. Quem não se habituar à novidade poderá desabilitar a câmera e o display, e desta forma o espelho que protege a tela volta a cumprir a tarefa de retrovisor – o que também é bom para situações de emergência.
O novo Cadillac CT6 tem apresentação marcada para abril, durante o Salão de Nova York. Ele abre caminho para um novo sistema de nomenclatura da marca, que faz parte dos planos da General Motors de estabelecer a Cadillac como uma marca premium, tal como Mercedes e BMW.
“CT” vem de Cadillac Tourer e todos os futuros sedãs da marca receberão esta combinação. Enquanto o CT6 competirá com os BMW Série 5 e 7, um futuro CT7 pode surgir para brigar com as versões de entre eixos longo do Série 7. O que é certo é uma versão híbrida capaz de chegar aos 100km/h em 6 segundos em modo puramente elétrico, mas as especificações não são conhecidas ainda.