Cada uma das seis unidades custará 1,25 milhão de euros
A Jaguar voltou a produzir o E-Type zero quilômetro. Com uma mãozinha da divisão de projetos especiais da Land Rover Special Operations (SVO), ela voltou a produzir o E-Type Lightweight de forma a completar a série de 18 unidades que seriam produzidas entre 1963 e 1964. Por algum motivo desconhecido, seis unidades não foram produzidas.
Com numeração de chassi reservada há 50 anos, as unidades novinhas do modelo serão produzidas artesanalmente na nova fábrica de Browns Lane e serão as primeiras criações da Jaguar Heritage, o novo departamento de veículos clássicos da SVO.
Os carros serão idênticos em tudo, com exceção à tecnologia empregada em sua construção: além da carroceria em alumínio, portas, tampa do porta-malas, teto rígido e capô também são fabricados em alumínio. Difícil será reproduzir o cheiro de couro característico dos Jaguar da época.
O motor de seis cilindros do XK cumpre as especificações dos motores originais, com bloco e cabeçote em alumínio e lubrificação por cárter seco. A potência supera os 300cv.
}
Os seis carros serão vendidos como veículos de competição históricos e todos poderão ser homologados pela FIA para competição. Quanto aos preços, a Jaguar diz que dependerão sempre das especificações determinadas por cada cliente, mas estima-se que cada uma das unidades possa custar algo como 1,25 milhões de euros (R$ 3,8 milhões).