Hoje as vendas da Maserati representam apenas 10% das da Porsche
Buscando ganhar mercado com suas marcas, a Fiat deseja que a Maserati se torne para o seu grupo, o que a Porsche representa para a Volkswagen. Através do CEO Sergio Marchionne, a empresa declarou que deseja que a Maserati possua o mesmo volume de vendas da Porsche Sabe-se, porém, que a Maserati tem um longo caminho a percorrer até possibilitar se comparar com a Porsche. No ano passado, a marca de luxo italiana vendeu 15.400 veículos em todo o mundo, menos de 10% dos 160 mil veículos vendidos do fabricante de automóveis com sede em Stuttgart.
No entanto, em 2015, Marchionne pretende vender 50.000 Maserati em um ano, um crescimento repentino que ele acha que vai ser preenchido por novos modelos com um apelo mais amplo de categorias, principalmente com o lançamento do próximo SUV, aposta semelhante a da Porsche, que obteve seu ‘boom’ de vendas com o lançamento do Cayenne. Apesar de ambiciosas, as metas de Marchionne para a Maserati podem ser alcançadas. A crescente demanda por carros de luxo entre os novos ricos da China e outros mercados emergentes tende a impulsionar o crescimento de vendas da marca. Maserati quer copiar expansão bem sucedida da Porsche em novos segmentos de mercado nos últimos anos, usando as economias do grupo Fiat na compra, produção e distribuição. Futuramente, a marca poderá compartilhar plataformas com futuros modelos high-end da marca Alfa Romeo.
Fiat já investiu cerca de € 1,5 bilhão para reequipar a fábrica Grugliasco, nos arredores de Turim onde os sedans Quattroporte e Ghibli são construídos, e vai investir € 1 bilhão a mais na fábrica de Mirafiori, em Turim, onde o futuro SUV será construído.