Apresentação oficial está agendada para o final de abril; No Brasil em 2015
O Chevrolet Cruze ainda não completou três anos no mercado brasileiro, mas sua segunda geração foi flagrada sem qualquer camuflagem no estacionamento da fábrica da joint-venture Shanghai-GM em Xangai, na China. A apresentação oficial do modelo está prevista para o Salão de Pequim, marcado para o próximo dia 20 de abril.
E o sedã ficou muito diferente… A começar pela ausência da grade bipartida, tendência percebida desde o lançamento do novo Chevrolet Impala, que fez a gravata dourada ser deslocada para o centro da grade. Os faróis, muito parecidos com os do Kia Cerato, dão um toque asiático ao modelo. Destaque também para as luzes diurnas de LEDs em cima dos faróis de neblina.
Na traseira as lanternas dão um toque de personalidade, com corte mais angular pouco fino e tem um design mais angular com o brake-light central integrado à tampa do porta-malas. Os chineses do CarNewsChina ainda conseguiram fotografar o painel, com console central que remete aos carros da Buick, mas o quadro de instrumentos com iluminação azulada é característica dos Chevrolet. A quantidade de cromados e as partes em caramelo podem ser exigências do mercado Chinês.
Na China, o Chevrolet Cruze 2015 será vendido com motores um pouco diferentes dos usados no ocidente, como os 1.5 114 cavalos e 14,89 kgfm de toque e o 1.4 turbo de 150 cv e 23,96 kgfm. O câmbio pode ser manual de seis velocidade ou automático de sete velocidades. Os dois motores pertencem à última geração de motores Ecotec, algo que combina com sua plataforma, a nova Delta 2XX, uma evolução da atual e que será estreada dentro da General Motors pelo Cruze.
E no Brasil?
O Chevrolet Cruze começou a ser montado no Brasil em 2011 com boa parte das peças importadas da Coreia e, posteriormente, nacionalizadas. Mas esta nova geração deverá imigrar para a Argentina, que recebe o Cruze fabricado na Coreia. A decisão foi tomada devido a fábrica de São Caetano do Sul (SP) já operar em seu limite desde 2011, quando sua capacidade foi ampliada de 200 mil para 250 mil unidades/ ano com a implementação do terceiro turno de produção. Atual fábrica de Agile e Classic, a unidade argentina de Rosário deverá ficar encarregada do Cruze a partir de 2015.