Primeira perua de vocação esportiva da Jaguar tem 550 cavalos
Após uma imagem vazada, a Jaguar resolveu liberar tudo a respeito de sua primeira perua esportiva, o Jaguar XFR-S Sportbrake. Seu objetivo com este novo produto é fazer frente a concorrentes como o Audi RS6 Avant e a Mercedes E63 AMG Estate, e para tal foi designado o motor V8 5.0 Supercharged com 550 cv e 69,3 kgfm de torque máximo.
Comparado com seus rivais o XFR-S Sportbrake perde em apenas 10cv para a RS6 Avant e 35cv para a versão S da E63 AMG Station da Mercedes. Com câmbio automático de oito velocidades, o XFR-S Sportbrake acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos (3,9 s no RS6 Avant e 4,4s no BMW M5 de quatro portas). A velocidade máxima está limitada a 300 km/h.
Para acompanhar o aumento da performance, o chassi passou por acerto específico. A suspensão traseira foi trabalhada para suportar o peso adicional, com atualização das molas e do amortecimento adaptativo. Além disso, o sistema de freios foi revisto: na frente há discos de 380 mm e atrás de 376 mm com discos ventilados (dotados de canais de ar especiais para beneficiar o arrefecimento mais rápido).
As rodas forjadas de 20 polegadas Varuna são as mesmas do XFR-S sedã. A grande diferença encontra-se no spoiler no teto, que reduz a sustentação. No interior, o XFR-S Sportbrake conta também com detalhes exclusivos, como “couro carbono” e detalhs contrastando.