Rumpler Tropfenwagen, o curioso carro que influenciou o Fusca

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De 1921, tinha motor W6 central e aerodinâmica melhor que a do Prius

Rumpler_Tropfenwagen_Front[3]

Apesar de seu sucesso na indústria aeronáutica, o austríaco Edmund Rumpler foi responsável por grandes avanços na indústria automotiva no início do século XX. Justo ele, fundador da primeira fabricante de aviões da Alemanha, foi o responsável pela invenção de sistema de tração para eixos com suspensão independente. Também foi Rumpler o criador de um carro que, já em 1921, tinha aerodinâmica tão boa quanto o Toyota Prius, o Rumpler Tropfenwagen.

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Etrich-Rumpler Taube
Mas nada foi por acaso. Edmund Rumpler foi o braço direito de Hans Ledwinka na criação do primeiro automóvel da Tatra, que até aquele momento (1897) fabricava apenas trens – por isso seus carros tem faróis centrais – e poucos anos depois, em 1903, patenteou o sistema de semi-eixos oscilantes, que permitia que os eixos de tração passassem a ter suspensão independente. É o sistema usado no eixo traseiro do Fusca e também a causa da variação da cambagem das rodas traseiras quando a suspensão é exigida.

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O destino levou Rumpler ao mundo da aeronáutica. Em 1910, fundava uma fabricante de aviões com seu nome – não por acaso, foi a primeira fabricante de aviões da Alemanha. Seu avião, o Etrich-Rumpler Taube, projetado pelo conterrâneo Igo Etrich, chegou a participar de algumas guerras entre 1911 e 1914, e da Primeira Guerra Mundial, mas por ser lento em manobras se mostrou vulnerável diante do inimigo e em 6 meses saiu do front para as escolas de pilotos.

1923_Rumpler

Rumpler-Tropfenwagen_-_Frontansicht_(Deutsches_Museum_Verkehrszentrum)[6]Derrotada na guerra, a Alemanha estava sob as regras do Tratado de Versalhes, que em 1919 lhe proibira de fabricar aviões ou motores para aviões. Edmund Rumpler não perdera seu gosto por automóveis e, após saber que desde 1913 a norte-americana Blood Brothers usava seu sistema de suspensão com tração independente no Cornelian, decidiu aproveitar sua experiência aeronáutica para criar um automóvel e levar mais a fundo seus registros de patentes.

O grande conhecimento sobre aerodinâmica adquirido no passado fez Rumpler criar um carro com formato baseado numa gota, o Tropfenwagen (carro-gota, em alemão). Com formas arrojadas, foi a grande sensação do Salão do Automóvel de Berlim de 1921. Não era pra menos: antes mesmo da Volkswagen existir e fundir dois motores em “V”, o Tropfenwagen já tinha um 6 cilindros em W fornecido pela Siemens, com três bancadas de dois cilindros, instalado em posição central, e que gerava 36 cavalos.

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Rumpler_Tropfenwagen_8911_big[9]Hoje o Mercedes CLA se gaba por ser o carro de produção mais aerodinâmico do mundo, com 0,22 de coeficiente. Em 1979 o Tropfenwagen já tinha 58 anos, e surpreendeu a todos ao ser testado e revelado seu coeficiente aerodinâmico de 0,28 cx, o mesmo que um Toyota Prius. Foi o primeiro carro pensado para ser aerodinâmico, desbancando o Chrysler Airflow.

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Em 1923, Edmund vendeu a licença de sua ‘gota com rodas’ para a Benz, e passou a fazer fazer suas próprias alterações no projeto. Fato é que a Benz aproveitou o chassi para fazer carros de competição, que tinha ninguém menos que Ferdinand Porsche – sim, o responsável pelo desenvolvimento do Fusca e fundador da Porsche – como diretor técnico. Este teria ficado impressionado pelo funcionamento da suspensão, o que pode explicar o semi-eixo oscilante no eixo traseiro do Fusca e de seus derivados… Porsche também teria se inspirado na carroceria do Tropfenwagen para definir as linhas do Fusca, daí o motivo para as rodas fora da carroceria.

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Após tudo isso, Edmund Rumpler voltou a produzir aviões. Judeu, foi preso depois que Hitler assumiu o poder, em 1933 e, mesmo que tenha sido liberado rapidamente, teve sua carreira arruinada. Morreu em 1940 e suas anotações foram destruídas pelos nazistas. É curioso notar que o Rumpler Tropfenwagen não fez sucesso, tendo menos de 100 unidades produzidas. Algumas foram incendiadas para as gravações do filme “futurista” Metropolis, de 1927. Hoje restam apenas duas unidades, ambas em museus alemães.

Rumpler-Tropfenwagen

Fontes | Wikipedia, Focus, Maxicar

Publicado originalmente em 22/02/2014
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