Esportiva de entrada custa a partir de R$ 23 mil
Dentro do universo das duas rodas, os modelos sport são especiais e atraem os apaixonados pelas suas formas agressivas, potência e pilotagem esportiva. Referência neste mercado, a Honda já comercializa o seu modelo esportivo de entrada, a CBR 500R. A motocicleta combina beleza e alta performance com condução fácil, perfeita para quem está disposto a entrar no segmento esportivo e deseja sentir altas doses de adrenalina.
A carenagem, presença marcante nas motos esportivas, além de transparecer à motocicleta um porte equivalente ao de modelos com maior cilindrada, contribui para a diminuição do arrasto aerodinâmico acentuando ainda mais o comportamento esportivo. Integrados ao visual estão o painel de instrumentos digital na cor branca e o conjunto óptico e com refletor duplo multifacetado. A capacidade do tanque de combustível é de 15,7 litros. A altura do assento é de 785 mm e suas medidas são as mais compactas da linha com (C) 2.075 mm x (L) 740 mm x (A) 1.145 mm, distância entre os eixos de 1.410 mm, tornando a pilotagem ainda mais precisa. O peso seco do modelo é de 181 kg (183kg na versão ABS). Versatilidade, maneabilidade e ótima performance na cidade, com condução agradável e prazerosa em qualquer situação são as marcas da CBR 500R para conquistar até os proprietários de motos mais potentes, que sofrem no cotidiano. O modelo compartilha uma base em comum com os outros modelos da família 500cc, com chassi em aço, do tipo Diamond, que oferece uma excelente capacidade de manobra.
O desempenho é proporcionado pelo motor bicilíndrico, de quatro tempos e 471 cm3 – DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido -, que desenvolve potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm. Aliado a este conjunto motriz, o câmbio de seis velocidades possui embreagem multi-disco e oferece engates precisos, o que possibilita excelente desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada.
Quanto à suspensão, a Honda trouxe tudo que há de mais moderno e de alta tecnologia disponível no mercado de duas rodas. A dianteira recebeu garfo telescópio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domínio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensão é monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor. As rodas em alumínio fundido trazem design exclusivo e foram projetadas para oferecer leveza e resistência em qualquer superfície. Os pneus são 120/70 ZR-17 na frente e 160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta é desenhada, em estilo esportivo. O banco de dois níveis oferece grande conforto e excelente ergonomia, permitindo que o piloto fique integrado e se fixe mais adequadamente à motocicleta. Além destes atributos, a nova integrante da família 500cc traz ainda preço competitivo, sendo oferecida na rede de concessionárias Honda a partir de R$ 23 mil, na versão standard.