Imposto criado há mais de 50 anos é o que impede planos da fabricante
A apresentação da nova geração do Chevrolet Colorado no final de novembro, durante o Salão de Los Angeles, e a discussão em favor da revogação do imposto conhecido como Chicken Tax, que há 50 anos estabelece imposto de 25% para comerciais leves importados, servem de estímulo para a Volkswagen considerar o lançamento da picape Amarok nos Estados Unidos. Este imposto ficou conhecido como Chicken Tax por aplicar 25% de imposto sobre amido de batata, dextrina e carros leves, em resposta a barreiras aplicadas por França e Alemanha Ocidental contra o frango norte-americano – daí seu nome. Em vigor desde 1963, ao longo dos últimos 50 anos teve produtos alimentícios e de outros segmentos removidos da tributação extra, inclusive caminhões leves. No entanto, foi mantido para as picapes “leves” – considerando os padrões norte-americanos. A saída de comeciais leves da lista pode surgir da negociação entre Estados Unidos e Japão em torno de um tratado que estabeleça a livre importação de veículos dos dois países. É isso que interessa a Volkswagen. Em entrevista à revista Motor Trend, Jonathan Browning, SEO da VW para os EUA, informou que seria possível oferecer a Amarok aos EUA, caso o imposto seja derrubado, como uma resposta ao lançamento da Chevrolet Colorado.