Conceito tem motor V10 a diesel e desempenho de superesportivo
A Audi parece ter gostado do conceito Parcour, apresentado pela Italdesign Giugiaro em março no Salão de Genebra. Tanto, que recorreu ao estúdio italiano para criar o Quattro Concept Nanuk, uma espécie de crossover esportivo que está em exibição no Salão de Frankfurt a partir de hoje.
Nas palavras da Audi o Nanuk "combina a dinâmica de um carro esportivo de alta performance com a experiência quattro da Audi na estrada, nas pistas de corrida e também no off-road”. Com um parrudo motor diesel V10 de 5 litros com 544 cv de potência e 100 kgfm de torque máximo. Quem dá conta de tudo isso é o câmbio S-Tronic de sete marchas. Tanto torque e tanta potência resultam em um desempenho de superesportivo? 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade máxima de 305 km/h. Nada mal para um carro de 1.900 kg. E para o tamanho do motor o consumo de 12,8 km/l até surpreende.
O Nanuk Quattro conta ainda com uma nova geração de suspensão pneumática adaptativa capaz de variar a altura livre do solo e um inédito sistema de direção que move as quatro rodas. Semelhante ao usado pelo Porsche 911 GT3, faz variar a direção das rodas traseiras até 9 graus na direção oposta às da frente a baixas e médias velocidades de forma a melhorar a dirigibilidade. Em alta velocidade a variação é de 2,5 graus na mesma direção das rodas do eixo dianteiro.