Volkswagen Golf 1.0 turbo é um dos mais econômicos da história

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com foco na economia, motor de três cilindros faz 23,3km/l

vw golf tsi (Copy)

Pode parecer estranho ou pouco sonoro anunciar um motor 1.0 para um hatch médio, mas em tempos de downsizing, onde os motores têm ficado cada vez menores, mas mais eficientes, é bom nos acostumarmos. Como prova disso, surge na Europa o Volkswagen Golf 1.0 TSI BlueMotion. Por lá o modelo custará o equivalente a R$ 71 mil.

vw golf tsi 2 (Copy)

Por fora as diferenças estão em detalhes: as rodas são menores, o logo TSI da traseira é cromado (com motor 1.4 turbo, por exemplo, as letras “S” e “I” são vermelhas) e há apenas uma saída de escapamento. Um aerofólio com função aerodinâmica também faz parte do estilo. No mais, o Golf “de entrada” será equipado com ar-condicionado, sistema anti-colisão, bloqueio do diferencial eletrônico e start/stop.

vw golf tsi 4 (Copy)

O grande destaque, porém, está “escondido”. O motor, que já está presente nas versões mais baratas do novo Audi A1, é um 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta que passa longe dos obsoletos motores “mil” de alguns anos atrás. Este entrega até 115cv de potência e 20,2kgfm de torque (não muito distantes dos 25,5kgfm do 1.4 TSI), que levam o hatch de 0 a 100km/h em 9,7 segundos e a velocidade máxima de 204km/h.

vw golf tsi 5 (Copy)

Em conjunto com a transmissão manual de seis velocidades ou com a automática DSG de sete e o sistema start/stop, o baixo consumo também é um dos trunfos do modelo: de acordo com a Volkswagen, pode chegar a 23,3km/l em uso misto.

Ainda é cedo para afirmar algo sobre a vinda do Golf 1.0 TSI ao Brasil, apesar de este já ter sido flagrado em testes por aqui. Caso seja vendido no Brasil, a Volkswagen daria um passo à frente da concorrência por aqui, uma vez que nenhum de seus concorrentes oferece (no Brasil) conjunto mecânico semelhante. É certo, porém, que o compacto Up será equipado com o propulsor em uma possível versão denominada Speed Up. A potência, porém, deverá ser um pouco menor: 105cv.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários