Utilitário é o substituto do atual GLK
A Mercedes-Benz apresentou oficialmente o novo GLC, utilitário esportivo intermediário da marca que chega para ocupar o lugar do atual GLK. O modelo é o terceiro a seguir a nova nomenclatura de SUVs da Mercedes, que adota as letras “GL” seguidas da letra a qual linha o modelo corresponde. Ou seja, agora fica claro que o GLC pertence à Classe C, enquanto GLA e GLE são, respectivamente, das linhas Classe A e Classe E.
No visual, o GLC ainda guarda resquícios do GLK como o estilo sóbrio, sem soluções estéticas chamativas. Entretanto, as linhas ficaram mais arredondadas seguindo a atual linguagem de design da Mercedes. No geral, o modelo é como uma versão anabolizada da perua Classe C Estate, uma vez que ambos possuem o visual muito parecido principalmente na traseira, com as lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas. Para quem achar o visual comportado demais, a Mercedes disponibilizará os pacotes AMG e Off-Road.
Por dentro o SUV reserva mais semelhanças com o sedã (e a perua). O desenho do painel repete as três saídas de ar centrais e a tela do sistema multimídia, que pode ter 7 ou 8,4 polegadas, no topo do console. O GLC, por sua vez, possui inúmeras combinações possíveis de acabamento para o interior, podendo variar, para os estofados (que também variam na tonalidade), entre tecido, couro natural e nappa, além das possibilidades dos apliques em fibra de carbono, madeira ou alumínio.
Apesar de estar 80kg mais leve que o GLK pela introdução de alumínio e aços de ultra-resistência em sua estrutura, o GLC ficou 11,8cm mais longo, privilegiando quem vai no banco traseiro e o espaço para bagagens. Além disso, a Mercedes aponta que os ângulos de abertura das portas também foram revisados.
Serão ao menos seis configurações disponíveis. Na Europa, o utilitário começará com as versões a diesel 220d 4MATIC de 170cv de potência e 40,8kgfm de torque, e 250d 4MATIC de 204cv e 51kgfm. Abastecida a gasolina, a 250 4MATIC entregará 211cv e 35,7kgfm. Por fim, a variante híbrida 350e 4MATIC combina um motor a gasolina de 211cv e um elétrico de 116cv. De acordo com a marca, o GLC híbrido tem autonomia de até 34km no modo totalmente elétrico.
Já o mercado americano receberá as versões 300 e 300 4MATIC com motor 2.0 turbo de 241cv e 37,6kgfm, se diferenciando apenas pela tração integral. O modelo tem grandes chances de vir ao Brasil onde, se confirmado, deve ter suas vendas iniciadas em 2016.