Picape será fabricada na Argentina e no Brasil
Aparentemente, a Nissan conseguiu demarcar território com as atrações que expõe no Salão de Buenos Aires até o final da próxima semana. O destaque, claro, vai para a nova geração da picape Frontier, que a partir de 2018 também será fabricada na Argentina. O investimento de 800 milhões de dólares muda o status da Nissan de importadora para fabricante no país vizinho.
Mas a produção argentina não significa que a nova geração da Frontier não será fabricada em São José dos Pinhais (PR) como a atual. Será e, talvez, antes do início da fabricação no país vizinho. A diferença é que a unidade argentina também fabricará as picapes médias da Renault e da Mercedes-Benz, que compartilharão a plataforma.
O prazo de mais de dois anos para iniciar a fabricação da Frontier na Argentina não significa que a picape chegará tarde ao mercado. A nova geração da picape chegará ao mercado argentino no final deste ano importada do México, onde já é produzida, mas apenas nas versões mais caras. O motor será um 2.3 bi-turbodiesel de 188cv e 40kgfm de torque com câmbio automático de sete marchas e manual de seis.
A mesma estratégia será repetida no Brasil e se assemelha com o feito no lançamento da geração atual, que chegou ao país importado primeiro importada da Espanha e depois da Tailândia. A maior diferença é que só chega ao Brasil em 2016.
O conceito Kicks, que esteve no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado também está no estande da Nissan em Buenos Aires, mas sua versão de produção só deverá chegar ao país vizinho em 2017. Já a nova geração do X-Trail – que pode ser vendido no Brasil – está no estande da marca apenas a passeio, por causa dos impostos locais.
Além de March e Versa, a linha da Nissan na Argentina tem o Sentra na mesma configuração que vai para os Estados Unidos (com motor 1.8 e não o 2.0) e ainda o monovolume compacto Note, descartado para o Brasil – e lamentamos muito por isso…
Fotos | Henrique Rodriguez