Sedã ficou 113kg mais leve e promete consumo de 17km/l
A aguardada nova geração do Chevrolet Cruze enfim foi apresentada. Mais leve e sofisticado, além de mais atraente visualmente, o sedã dará seguimento ao posto de “best-seller global” da marca, sendo vendido em mais de 40 países diferentes. Os Estados Unidos, no entanto, serão os primeiros a receberem o modelo no início de 2016 – no Brasil, o modelo deve chegar até o final do mesmo ano.
Inspirado nos novos Malibu e Volt, o Cruze 2016 tem aspecto mais jovem e boa aerodinâmica: seu coeficiente de arrasto atinge 0,29 – um Prius tem 0,28. A dianteira adota faróis afilados e com LEDs que se estendem em direção as laterais, além de um “bocão” para a tomada de ar. O perfil do modelo tem linhas mais dinâmicas, com frente mais baixa, traseira mais curta e o teto com caída à la cupê – há quem diga que lembra o atual Honda Civic.
A traseira tem lanternas inspiradas nos atuais Malibu e Corvette. Há ainda uma grande profusão de traços curvos, presentes desde o rebaixo para a placa de licença, até o para-choque, com uma grande área em plástico sem pintura que garante aspecto esportivo. Um discreto aerofólio na tampa do porta-malas e a roda de 18 polegadas da configuração mais cara completam o visual.
A América do Norte terá, além das versões convencionais L, LS e LT, uma nova denominada Premier, que poderá ser acrescida com o pacote esportivo RS das imagens.
Uma grande evolução estilística e de construção também pode ser vista no interior do novo Cruze, que passa a utilizar materiais de melhor qualidade percebida e desenho mais refinado. O volante é novo e tem comandos do sistema de áudio, de telefone, do controlador de velocidade e do piloto automático. A central multimídia MyLink, que pode ter 7 ou 8 polegadas, adota o funcionamento dos novos Android Auto, sistema operacional veicular do Google, e Apple CarPlay, plataforma da Apple, deixando a escolha para o motorista. O sistema oferece ainda roteador wi-fi e 4G, e câmera de ré. O quadro de instrumentos, por sua vez, ganha uma tela colorida de 4,2 polegadas representando o computador de bordo.
Além da alta tecnologia embarcada, quem também se destaca no novo Cruze é a redução de 113kg em relação à atual geração em conjunto com o novo motor 1.4 turbo de 153cv de potência e 24,4kgfm de torque. Isso permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em cerca de 8 segundos com um consumo médio próximo de 17km/l, de acordo com a General Motors. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com seis velocidades.
No quesito segurança, há dez airbags de série, além de equipamentos opcionais como alertas de mudança de faixa e ponto cego, e sistema anti-colisão.