Compacto ganha iluminação em LEDs e central multimídia
Prometido para este sábado (4), o novo Fiat 500 foi revelado com antecedência pela marca. Apesar das discretas mudanças visuais e de equipamentos, a Fiat afirma que o compacto tem 1.800 alterações de design. Ainda não há previsão de chegada do modelo ao Brasil.
As tímidas novidades, no entanto, fazem sentido. Por ser do nicho “retrô”, o 500 tem como obrigação manter sua identidade visual herdada do modelo homônimo da década de 1950, fazendo com que as mudanças sejam sutis o suficiente para preservar seu charme de “carro antigo” e, ao mesmo tempo, mantê-lo atualizado.
Na dianteira, o conjunto óptico ficou mais moderno pela adoção de luzes diurnas em LED (que reproduzem a tipografia dos números zero no logo do 500), faróis com novo arranjo interno de aspecto triangular e iluminação por canhão. A abertura do para-choque está maior e com grades que lembram pinos, assim como no Mercedes Classe A. O relevo que carrega o logotipo da Fiat entre os “bigodinhos” cromados também ganha destaque.
Se tem algo que o novo 500 não dispensa é cromado. O acabamento brilhante está presente, além das citadas barras ao lado do logo da Fiat, abaixo destas, no contorno da abertura do para-choque dianteiro, nas bordas dos faróis de neblina, nas maçanetas, na base das janelas laterais, na régua de iluminação da placa de licença e no para-choque traseiro. Por falar na parte de trás do compacto, as linhas ficaram mais limpas, mas o destaque vai para as novas lanternas. Agora iluminadas por LEDs, elas formam uma espécie de anel, deixando a porção central vazada na cor da carroceria. De lado, apenas as rodas, que podem ter 15 ou 16 polegadas, são novas.
O interior passou igualmente por uma leve revisão de estilo. As saídas de ar foram deslocadas para a instalação do sistema multimídia Uconnect com tela de 5 polegadas sensível ao toque. O dispositivo, porém, assim como o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, é de série apenas na versão topo de linha Lounge. O volante, com comandos de som, é novo.
Os bancos são as grandes atrações do modelo. Antes disponíveis apenas em combinações com cores lisas, os estofados agora podem receber estampas xadrez em preto e verde ou em cinza e vermelho. Outra nova opção é o revestimento integral em couro vermelho com detalhes contrastantes nas laterais.
A mecânica segue com os revisados motores 1.2 de 69cv e 0.9 de 85 ou 105cv, ambos não disponíveis no Brasil. Posteriormente, o 500 terá as opções 1.2 eco e 1.3 turbodiesel. A transmissão, assim como no modelo brasileiro (fabricado no México), pode ser manual de cinco ou seis velocidades, e automatizada Dualogic de cinco marchas.