Com 150cv, motor é até 13% mais econômico que os antigos
A fim do velho motor 2.0 8v da Volkswagen está próximo, ao menos nos Estados Unidos. A fabricante confirmou que vai trocar o velho 2.0 de 115cv (120cv no Brasil) e o 1.8 Turbo de 170cv pelo novo 1.4 TSI (com turbo e injeção direta) de 150cv e 25,4kgfm na linha 2016.
Além de ter 20cv a menos que o motor 1.8, o torque do 1.4 TSI é o mesmo e este ainda é 7% mais econômico. Em relação ao velho 2.0, no entanto, a economia é de 13%. O novo motor 1.4 será combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou ao automático de seis, e estará disponível para as versões S e SE nos Estados Unidos. A nova versão GLi terá o 2.0 TSI de 220cv.
O lado ruim é que ainda não há nada certo quanto a adoção do motor 1.4 nos Jetta montados no Brasil. Por aqui o sedã receberia a versão flex do 1.4 TSI, que será estreada pelo Golf nacional até o final de setembro. Ainda assim, daria tempo para chegar junto com a linha 2016.