Modelo é o primeiro utilitário elétrico do mundo
Depois de muita espera, a Tesla enfim apresentou oficialmente seu primeiro SUV. Batizado de Model X, o modelo é o primeiro utilitário esportivo totalmente elétrico do mundo. Os preços ainda não foram definidos, enquanto as primeiras unidades serão entregues apenas no segundo semestre de 2016.
Visualmente, o Model X leva os mesmos traços do sedã Model S, mas com óbvias atualizações, como faróis com nova assinatura visual. Além do formato de utilitário, que rende o coeficiente aerodinâmico de 0,24, o destaque do modelo fica para as portas traseiras que se abrem para cima, como as conhecidas “asas de gaivota” da Mercedes-Benz. As dianteiras, no entanto, têm o método de abertura convencional. De acordo com a Tesla, a solução melhora a entrada dos ocupantes das segunda e terceira fileiras.
Por falar nos passageiros traseiros, esses podem configurar o espaço de duas formas: 2+2+2 ou 2+3+2, podendo somar seis ou sete ocupantes. Assim como o exterior, o interior repete o já visto no Tesla S. Uma grande tela central sensível ao toque substitui os botões físicos e o para-brisa é panorâmico. Outros artifícios tecnológicos estão presentes, como suspensão a ar, climatização com purificação do ar e sistema de segurança com frenagem automática monitorado por câmeras.
O SUV é oferecido em duas configurações diferentes. A primeira, 90D, é equipada com dois motores elétricos de 259cv de potência, sendo um para cada eixo do veículo. Nessa, o Model X vai de 0 a 100km/h em 4,8 segundos. A topo de linha tem um motor de 259cv e um de 503cv. Com isso, o 0 a 100km/h é reduzido para 3,2 segundos, desempenho digno de um beberrão Lamborghini.