Novo 1.5 de 176cv será flex no Brasil; Fit terá motor 1.0
Recém-lançada nos Estados Unidos, a nova geração do Honda Civic chega ao Brasil em 2016 e uma das novidades do sedã já confirmada é o novo motor 1.5 Turbo com injeção direta. Este motor pertence a uma nova família, que ainda inclui um 1.0 de três cilindros e um 2.0 de quatro cilindros, todos com injeção direta, turbo e a tecnologia VTEC, que controla eletronicamente a sincronização e abertura das válvulas do motor, e estará pelo menos na versão mais cara do Civic por aqui.
Na versão a gasolina utilizada pelo Civic nos Estados Unidos, o novo motor gera 176cv a 5.500rpm e tem torque máximo de 22,3kgfm entre 1.800 e 5.500rpm. Mas, por aqui será flex e terá pouco mais de 180cv. Há opção de câmbio manual de seis marchas ou automático do tipo CVT que simula sete marchas. O mesmo vale para o motor 2.0 DOHC i-VTEC, que continua nas versões mais em conta e por lá desenvolve 158cv de potência (contra 155cv no Brasil) e 19kgfm de torque. Quem se aposentará será o motor 1.8 de 140cv.
Como é o novo Civic?
Nesta décima geração, o sedã médio da Honda se reinventa. Tem jeitão de cupê de quatro portas: o teto caimento está mais acentuado e praticamente se integra ao porta-malas. A traseira alta destaca as lanternas com formato de bumerangue. A capacidade do porta-malas aumentou 73 litros, de 354 litros para 427 litros.
Na frente, a grade cresceu e agora integra os faróis por meio de uma barra cromada. O capô está mais alto e curvado, o que dá ao Honda ares de BMW Série 3. A ligação entre ele e o para-brisa ficou mais definida também. Dá a impressão de ser maior, mas isso é real. São 4,63 metros de comprimento (+7,3cm), 1,80 metro de largura (+4,8cm), 1,41 metro de altura e 2,70 metros de distância entre os eixos (+3cm).
Por baixo das chapas, o Civic esconde um novo sistema de suspensão independente na traseira. Ela está montada em um subchassi ultra-rígido com coxins hidráulicos e com barras estabilizadoras mais robustas. Os suportes dos amortecedores traseiros passaram a ser de alumínio.
Nos Estados Unidos, onde parte de US$ 18.640 (cerca de R$ 73 mil) o Civic tem como opcional um pacote de sistemas de segurança que inclui sistema que auxilia a frenagem ao prever possível colisão, assistente que evita mudança de faixa involuntária, aviso de colisão dianteira e sistema que freia o carro ao notar que o carro saiu da estrada de forma involuntária. Tudo isso por mil dólares. Mas controles de estabilidade e tração são de série, mas isso pode não se repetir por aqui quando for lançado, no segundo semestre de 2016 já como linha 2017.
Fit com novos motores
No Civic, a função do novo motor 1.5 turbo será não apenas tornar o Civic mais potente e ágil, como também mais econômico. Fit e City acompanharão essa tendência no futuro ao adotar o novo motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta, em substituição ao atual 1.5. A versão flex terá cerca de 125cv, contra os 116cv atuais. Já o Civic SI deverá receber o novo 2.0 turbo com mais de 220cv.
[wzslider]