Modelos topo de linha também ganham novos equipamentos de série
A julgar pelo ponto de vista estético, as novidades dos novos Porsche 911 Turbo e 911 Turbo S são apenas sutis. O facelift renovou os para-choques, as tomadas de ar e as rodas, além dos LEDs diurnos e as lanternas traseiras. Os modelos ganham também novos equipamentos. Mas é sob o capô que está a principal mudança: o esportivo agora entrega 20 cv a mais de potência.
O motor é o 3.8 biturbo de seis cilindros. Com a mudança, rende agora 540 cv no 911 Turbo e 50 cv no Turbo S. O ganho de potência foi alcançado pela modificação das aberturas de entrada dos cabeçotes, novos bicos injetores e aumento da pressão do combustível.
Os novos patamares de potência melhoraram o desempenho dos modelos. O 911 Turbo atinge os 100 km/h em 3 segundos e tem máxima de 320k km/h – cinco quilômetros por hora mais rápida que a do modelo anterior. Já o Turbo S cumpre o zero a 100 km/h em 2,9 segundos, a caminho da máxima de 330 km/h (12 km/h mais alta do que antes).
Entre os itens de série, os esportivos agora têm o pacote Sport Chrono. Trata-se de um anel rotativo usado para selecionar um dos quatro modos de condução: Normal, Sport, Sport Plus ou Individual. A seleção Individual permite que o condutor configure e mantenha registrado um acerto do carro personalizado. O pacote tem ainda a tecla Sport Response (resposta esportiva). Inspirado no automobilismo de competição, ele pré-condiciona o motor e a caixa de câmbio para obter as respostas mais imediatas. Assim, o motor entrega o máximo em aceleração por um tempo de até 20 segundos, contribuindo para uma manobra de ultrapassagem, por exemplo.
O controle de estabilidade também ganhou um novo modo, o PSM Sport. O sistema gera uma configuração mais esportiva e reduz a intervenção dos controles, independentemente do programa de condução selecionado. Os modelos têm ainda o sistema de gerenciamento ativo da suspensão (PASM), capaz de alterar parâmetros do amortecimento para priorizar conforto ou o comportamento dinâmico.
Com lançamento marcado para o final de janeiro de 2016, na Alemanha, o 911 Turbo e o Turbo S estarão no Salão de Detroit, que acontece no mesmo mês, nos Estados Unidos. A chegada ao Brasil está confirmada para o primeiro semestre do ano que vem. Os preços, no entanto, ainda não foram definidos.