Se fossemos fazer uma lista de tudo que nossos carros deveriam ter, ficaríamos aqui até amanhã e o último item da lista seria uma máquina de café expresso em cápsulas. Mas o que reunimos aqui são equipamentos banais que, em muitos casos, nem carros bem caros não os tem. E temos certeza que você concordará com eles.
Vidros elétricos em todas as portas e fechamento global
O banco traseiro do seu carro pode nunca ter sido usado, mas você pagou por um carro com quatro portas. Se é pra ser assim, por que deixar o acionamento dos vidros traseiros na manivela? Vidros elétricos traseiros ainda servem como item que diferencia uma versão da outra entre os populares, mas também é vendida como opcional (custa R$ 618 no Palio). Pior é quando há vidros elétricos, mas que não sobem depois de trancar o carro.
Chave canivete
Entre os carros japoneses é comum que, se o carro não tiver chave presencial, a chave dele seja simples, sem ser canivete, apenas mas com o comando das travas integrado. Entram na lista os Toyota Etios, Hilux, RAV4, os Nissan March, Versa e Frontier e exceções, como os Renault Duster e Oroch, e a grande maioria dasFerrari. Se o bolso da sua calça furar, culpe-os.
Faróis de neblina
Os carros realmente ficam com design esquisito sem os neblinas nas extremidades do para-choque traseiro, mas não são elementos estéticos, eles têm função de segurança. Sua função é iluminar as faixas do piso quando houver neblina. E não custam tão caro para que versões de entrada de carros que custam mais de R$ 50 mil não os tenham.
Abertura do porta-malas pela chave
Mais ninguém está acostumado a inserir a chave nas portas do carro para abrí-las. Então, por que isso seria necessário para abrir o porta-malas? Em carros como Sandero, Logan e algumas versões do Etios, ou você abre o bagageiro por uma alavanca interna ou precisa tirar a chave do contato e girar ela lá atrás.
Computador de bordo
Uma coisa é o carro ter projeto tão antigo que não tenha como exibir o consumo do carro nos instrumentos. Mas o que justifica um carro com os Chevrolet Onix e Prisma, lançados há cerca de quatro anos, não terem computador de bordo nas versões mais em conta, LS e LT? Por que fazer dois quadros de instrumentos diferentes por causa de algo tão banal?
“Lane assist”
Cada fabricante dá seu nome para a função que, ao encostar na haste da seta, pisca a seta de 3 a 5 vezes. É algo muito falta do qual se sente muita falta depois que já está acostumado, e que é extremamente simples. Mesmo assim, nenhum Hyundai HB20 ou Fiat Adventure o tem.
Cintos retráteis
Acredite, ainda há carros com cinto de segurança traseiro que precisa ser ajustado toda vez que alguém diferente ocupa o banco de trás. O Fiat Palio Fire é um deles.
Preparação para som
Não há nada errado com o motorista preferir comprar o carro sem a central multimídia oferecida de fábrica. Mas custa muito passar toda a fiação e instalar alto-falantes? Para as fabricantes de alguns modelos de entrada custa sim.
Desembaçador e lavador do vidro traseiro
Boa visibilidade no vidro traseiro é importante, mas impossível de se ter em hatches caso não tenham desembaçador, limpador e lavador. Não são caros, mas versões mais acessíveis de muitos compactos não os tem e outros ainda dão grande destaque a estes equipamentos.
Descanso para o pé esquerdo
Não é porque seu carro não é automático que o pé esquerdo não terá folga. Na estrada o intervalo das trocas de marcha são maiores e seu pé não pode ficar no pedal para não desgastar o conjunto. O melhor lugar para ele é um apoio plástico ao lado. É coisa simples, mas há muitos modelos caros que até tem um lugar para apoiar o pé, mas direto no carpete do carro.
Trava automática das portas
Você anda com o carro, atinge uma velocidade e as portas trancam-se automaticamente. Parece algo tão natural, não é mesmo? Mas, acredite: o Hyundai ix35 não tem esta função. O módulo que faz isso custa cerca de R$ 100 no mercado paralelo.
Ajustes de altura para volante, banco e cinto
O conforto de um carro também depende da forma como você se adapta a ele. Mas isso fica complicado quando o carro não tem ajustes de altura pra banco, volante e cinto de segurança. Dificilmente um ajuste fixo agradará pessoas de todos os tamanhos. É algo que retirar do carro para cortar custos não compensa ao longo do tempo.