Esportivo de motor central será lançado em 2017
O que a imprensa europeia esperava do grande evento em Monte Carlo realizado na última terça-feira (16) era a apresentação do novo esportivo da Alpine prontinho para chegar às lojas. Porém, o que se viu foi aquele que será o último carro-conceito que adianta as formas do primeiro Alpine da era moderna, que pretende concorrer com Porsche Cayman e Alfa Romeo 4C.
Nas palavras da Renault, que está por trás da Alpine, o modelo definitivo será praticamente idêntico ao Vision, que já representa 80% do carro de produção. O lançamento está previsto para 2017 e poderá receber o nome A120, em alusão aos A108 e A110, que o antecederam – e que deu origem ao Interlagos no Brasil.
O que há de bom em tudo isso? O design será agressivo, terá apenas dois lugares e o motor continuará em posição central. Conta-se que o novo Alpine poderá estrear o motor 1.8 turbo TCe que estará na próxima geração do Mégane RS, igualmente previsto para 2017. Terá mais de 260cv, seguramente.
Com base no peso total do carro, que não ultrapassará os 1100 kg, a Renault já garante que o modelo será capaz de chegar aos 100 km/h em menos de 4,5 segundos. O preço é estimado em 50 mil euros.
Willys Interlagos
O primeiro carro esportivo brasileiro tinha suas origens na França. Foi o Willys Interlagos, versão brasileira do Alpine A108, fabricado sob parceria com a Renault e que levou à criação da Equipe Willys – que em 1962 venceria as 500 Milhas de Interlagos. O resto é uma bela história que você pode ler aqui.
Este esportivo teve 822 unidades fabricadas entre 1962 e 1966. Em sua configuração mais potente, usou um 1.0 de quatro cilindros com 70cv. Mesmo com 535kg, o velho Willys precisava de 14,1s para chegar aos 100 km/h e não passava dos 160 km/h.