Se você compara carros elétricos com smartphones, podemos dizer que o BMW i3 agora é destes aparelhos que garantem carga até o dia seguinte. Na linha 2017 o pequeno elétrico da BMW ganhou bateria com maior capacidade de energia, são 33 kWh em vez de 22 kWh, o que representa uma autonomia extra de 110 km. Agora, pode encarar um trajeto de 300 km com cada carga.
Mas não se anime muito, pois esta autonomia é aquela para condições perfeitas de uso, como as horas de conversação que a fabricante do seu celular garantiu que ele aguenta. Mas, se para o smartphone existem aplicativos que drenam a bateria, como o Snapchat, o carro tem ar-condicionado/aquecimento, motorista com pé pesado e até mesmo as condições climáticas que podem ser desfavoráveis. Para este cenário a autonomia anunciada é de 200 km. Contente-se.
E não há mágica. A potência extra da bateria se deu pela maior densidade do novo conjunto de lítio instalado. Com isso, o peso da bateria está 50 kg maior, enquanto a potência do motor elétrico foi mantida em 170 cv. Agora o i3 vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, ou 8,1 s com extensor de autonomia. Ou seja, é 0,1 e 0,2 segundo mais lento do que antes. A velocidade máxima é limitada a 150 km/h.
Para os europeus o i3 com bateria maior estará a venda em julho. Porém, donos de i3 podem comprar as novas baterias. Uma recarga em tomada de 11 kW demora apenas 2h45, mas em tomada normal pode durar 10h.